Cúrcuma ou Açafrão da Terra – Sabor, beleza e cura | O Democrata

A cúrcuma (Açafrão da Terra) é uma planta herbácea que forma uma touceira densa de folhagem aromática com aproximadamente 1 metro de altura e se espalham através de rizomas marrons, com a parte de dentro amarelo vivo. As flores nascem em espigas densas, com aroma e beleza que chamam a atenção.

É normalmente usada em forma de pó na culinária para temperar carnes e legumes, principalmente na Índia e países do Oriente. No Brasil, seu uso tem sido difundido por ter muitas propriedades para auxiliar em diversos tratamentos como resfriados, problemas gastrointestinais e até para reduzir o colesterol alto. Na medicina chinesa e Ayurvédica, é usada como tônico e purificador do sangue, sendo eficaz para tratar problemas inflamatórios como artrite e psoríase. Muitas pesquisas têm sido realizadas comprovando seu efeito terapêutico. O principio ativo responsável pelo potencial medicinal do açafrão da terra é a curcumina, que tem sido estudada também para ser usada em forma de gel ou pomada para tratamento de feridas na pele, por exemplo.

Na culinária brasileira ele tem feito parte de grande parte dos pratos vegetarianos e veganos, na cozinha tradicional seu uso ainda não é tão comum. Quando for comprar ele fresco, escolha rizomas roliços e firmes. Deve ter um aroma leve, com sabor terroso e almiscarado. Pode ser usada ralada ou seca em forma de pó, em geral, os pratos ficam com cor amarelo vivo, e é comum ser acrescentada em pastas de curry, em picles, chutneys, arroz, legumes e carnes brancas. Além dos rizomas, suas folhas podem ser usadas na preparação de chás e as flores são comestíveis, além de serem usadas na ornamentação de vasos e ambientes, pois deixa o local onde é colocada com um perfume almiscarado.

Para preparar uma infusão de cúrcuma para auxiliar com problemas no trato digestivo, você pode colocar 1 colher (de café) do pó de cúrcuma em 150 mL de água fervente e deixar repousar entre 10 e 15 minutos. Quando estiver morno, poderá beber até 3 xícaras por dia entre as refeições. 

Um dos efeitos do açafrão é queimar a gordura, e por esse motivo, faz parte de várias receitas de bebidas para quem faz dieta ou academia visando baixar a quantidade de gordura corporal. Por ser uma boa fonte de fibras, e ainda ter propriedades anti-inflamatórias auxilia na limpeza de toxinas do organismo, que são associadas ao ganho de peso.

Como todo alimento se seu organismo for sensível a curcumina você poderá observar efeitos colaterais em seu uso continuado como: boca seca, tonturas, náusea, dor de cabeça, entre outros. Porém, existem muitos benefícios em seu uso como: auxilia na diminuição da depressão, atenua períodos dolorosos e TPM, protege o cérebro aumentando os níveis de dopamina e noradrenalina e reduzindo inflamações, o coração aumentando sua capacidade de bombeamento e o fígado com a quebra de gordura. Usada há quatro milênios por algumas culturas orientais, está sendo investigada pela ciência ocidental há poucos anos, e com resultados surpreendentes em alguns casos, e seu uso na indústria alimentícia abrange diversos produtos, desde biscoitos a sorvetes, margarinas, sopas. Porém vale o velho ditado que segundo conta, a diferença entre o remédio e o veneno está na dose, adaptando o que o médico, botânico e alquimista Paracelso teria escrito no século XVI.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: Filho, ABC, ET. AL.” Cúrcuma: planta medicinal, condimentar e de outros usos potenciais.” Scielo, Brasil, 2000.

Toda quinta-feira os cidadãos de São Roque têm a oportunidade de interagir e adquirir produtos produzidos localmente com manejo agroecológico na Feira Agroecológica de São Roque, que ocorre na Av. 3 de Maio, 900 das 8h até as 12h. @feiraagroecosaoroque

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados