Seus alimentos são bem aproveitados? | O Democrata

Sempre ouvimos falar em sustentabilidade, agroecologia e economia circular. Você têm tomado atitudes em seu dia a dia para fazer parte da nova geração que se preocupa com esses temas tão importantes?

Seus alimentos são aproveitados na sua totalidade? Quando usamos o alimento na sua totalidade, além de reduzir nossos gastos com a alimentação, reduz-se o lixo, a produção de gases poluentes e obtemos uma maior oferta de nutrientes, já que não vamos disperdiçar nada.

Os talos, folhas, sementes e cascas normalmente podem ser aproveitados em receitas, e quase sempre são partes com muitos nutrientes, que acabam descartadas por não ser do costume, por não pensarmos, e as vezes por não se ter ideia de como utilizar esses ingredientes.

O Brasil é um grande celeiro agrícola mundial e também um lugar onde o desperdício alimentar beira aos 30% de tudo que é produzido. Quando se faz o melhor aproveitamento dos alimentos, o combate ao desperdício alimentar tem seus indices melhorados.

Alguns desses alimentos fazem parte da nossa mesa normalmente e podem ser usados na sua totalidade para compor pratos deliciosas e nutritivos.

Exemplos de aproveitamento de alguns alimentos:

  • Os talos de beterraba, agrião, couve, brócolis, salsa, cenoura, entre tantos outros, além de serem ricos em fibras, podem fazer parte de refogados, patês, recheios de torta, em sopas, no feijão, em cremes e etc. A casca da beterraba é rica em vitamina C e pode ser usada como corante natural, em geral usada para colorir preparações como panquecas, arroz, e em pratos doces como o bicho de pé.
  • As folhas das cenouras são ricas em vitamina A, podem virar bolinhos, ou serem bem picadinhas em saladas.
  • As cascas de batata ou da mandioquinha ou batata baroa, podem ser assadas em forno cortadas bem fininhas ou fritas como aperitivo.
  • As partes brancas (entrecasca) da melancia e do melão além do potássio são ricas em fibras e podem ser usadas para fazer doces e no preparo de recheio de salgados. As sementes da melancia pode ser torrada e consumida com sorvetes e frutas, além das fibras, é excelente para o bom funcionamento do intestino.
  • Algumas cascas de frutas como do abacaxi, goiaba e mamão, podem virar suco no liquidificador e o bagaço coado (que sobra na peneira) pode ser aproveitado para preparar bolos, por exemplo. A casca do abacaxi também pode ser fervida, é uma delicia e rica em vitamina C, fortalece o sistema imunológico, e por ter uma boa quantidade de cálcio, auxilia no fortalecimento dos ossos.
  • As sementes de abóbora, podem ser torradas e consumidas como aperitivo, são ricas em fibras, potássio e proteinas.
  • A banana pode ser inteiramente consumida, depois de bem higienizada sua casca, pode ser refogada, virar ragu, bolo, pão, compota, brigadeiro e até farinha. Isso tudo quando madura, se for verde pode virar biomassa que pode ser utilizada em diversas receitas, além de ser um complemento alimentar maravilhoso.

Para aproveitar as propriedades e beneficios dos alimentos, o cozimento não deve ser exagerado, então após uma boa higienização, separe as partes do alimento que você irá consumir crua, as que irão ser refogadas, as que irão serem processadas/ trituradas para virar recheio e coloque sua criatividade para te auxiliar nesse modo sustentável de tratar sua alimentação. Nos dias atuais, existem muitas formas de se conseguir novas receitas, e com isso incrementar sem gastar mais, apenas usando melhor os alimentos que você já tem o costume de usar. 

Quando conseguimos atualizar nosso modo de pensar e agir, auxiliamos a economia circular e damos andamento num modo de vida com um desenvolvimento sustentável mais acessível a todos.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: Vilhena, M. O. ET. Al. “Aproveitamento Integral de Alimentos Orgânicos: Arte Culinária Verde.” Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil, 2007.

Toda quinta-feira os cidadãos de São Roque têm a oportunidade de interagir e adquirir produtos produzidos localmente com manejo agroecológico na Feira Agroecológica de São Roque, que ocorre na Av. 3 de Maio, 900 das 8h até as 12h. @feiraagroecosaoroque

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados