Defesa Civil alerta moradores das regiões de encostas

As fortes chuvas que estão causando estragos em diversas cidades do estado de São Paulo desde a noite deste domingo, 9, ainda devem persistir nesta terça-feira, 11, na região. Portanto, a Defesa Civil alerta para que os moradores das áreas de encostas e barrancos fiquem atentos a sinais que possam causar desabamentos ou deslizamentos.

As cidades mais castigadas da região foram Araçariguama, onde o prefeito decretou declarou situação de emergência devido a vários danos e alagamentos, e Ibiúna que identificou danos em diversas vias e prédios públicos, equipes seguem trabalhando.

A Defesa Civil de Mairinque não registrou nenhuma ocorrência até o momento quanto às chuvas da madrugada, que chegaram a 79 milímetros (1 mm é igual a 1 litro por metro quadrado). O órgão alerta principalmente os moradores dos bairros Monjolinho e Granada. “Se o imóvel começou a apresentar rachaduras na estrutura ou as árvores próximas da casa estão ficando inclinadas, os moradores devem ligar no telefone 199 e deixar a residência”, explicam.

Em São Roque, além do alagamento de algumas vias da cidade, a Defesa Civil registrou queda de árvores, quatro casas inundadas na Vila Sossego (Pavão) e a queda de um muro na Vila Vinhas em São João Novo. “As equipes da Defesa Civil, Departamento de Obras, Bem-Estar e Fundo Social da Prefeitura de São Roque, atenderam as ocorrências e permanecem de prontidão”, informou a Prefeitura de São Roque.