Dia Mundial do Meio Ambiente | O Democrata

Dia 05 de junho será comemorado “O Dia Mundial do Meio Ambiente”.  Este foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo chamar a atenção de toda população, para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Que há muito tempo já se sabe que são finitos, então precisam ser preservados.

Existe uma preocupação real, em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e o desmatamento, são alguns exemplos, dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

E com o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população, para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade, poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, até mesmo, nossa sobrevivência e promovendo a escassez de recursos que podem, não ficarem disponíveis novamente no planeta.

Portanto, entre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos é possível ressaltar: o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo.

Em vista da importância da conscientização, e do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente, é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial.

Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é importante que cada um faça a sua parte, e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois, só assim conseguiremos mudar o quadro atual.

Apesar de parecer uma tarefa difícil, o meio ambiente pode ser ajudado com medidas individuais bastante simples. Se cada um fizer sua parte, podemos garantir um futuro melhor para as novas gerações. Algumas ações podem diminuir o avanço da escassez de matérias primas no meio ambiente, como:

  • Economizar água e energia;
  • Não comprar animais silvestres sem autorização;
  • Evitar hábitos consumistas, comprando apenas o que for necessário;
  • Sempre que possível, deixar seu carro em casa;
  • Buscar comprar de empresas que apresentam responsabilidade socioambiental;
  • Reaproveitar e reciclar sempre que possível;
  • Não desperdiçar alimentos.

Essa data serve como alerta à sociedade sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos. Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta foi a forma encontrada pela ONU, para dar ideias de atividades que promovam a conscientização da população, para preservar o meio ambiente.

Em 2022, ao completar 50 anos desde a origem do Dia mundial do meio ambiente, o tema escolhido para a comemoração foi “Uma Só Terra”.

Cabe a cada um de nós cuidar, preservar e manter a terra em que vivemos, e seus recursos, tomar consciência de uma vez por todas, que tudo pode ser melhorado com uma mudança de atitude.

Sempre que possível consuma alimentos agroecológicos ou orgânicos, pois são alimentos de origem vegetal ou animal provenientes de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzindo alimentos livres de contaminantes, que protegem a biodiversidade e contribuem para a criação de trabalho e ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam os saberes e formas de produção tradicionais.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/dia_do_meio_ambiente

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados