Festas e Interações Culturais | O Democrata

Há mais de 100 anos as festividades de São Roque, são carregadas de tradições e  estão ligadas à história da fundação da cidade as margens do rio Carambeí. Quando o bandeirante Pedro Vaz de Barros construiu sua casa ao lado de uma capelinha, onde hoje está a Praça da Matriz, elegendo como padroeiro São Roque por sua devoção.

Deixou em testamento, uma doação de imóveis à capela, contanto que a conservassem sempre limpa e trouxessem um sacerdote ao povoado, ao menos uma vez ao ano, na festa do padroeiro.

Desde então, nos dias 15 e 16 de agosto a paróquia de São Roque promove a confraternização entre a população, com a abertura dos carros de bois, e o desfile das pessoas pelas ruas da cidade. É uma tradição portuguesa que chegou ao município também para angariar fundos para a manutenção da igreja e do município.

Manter as tradições e festas onde toda a população participa é importante para o desenvolvimento cultural de todos os envolvidos, e enriquece a história da cidade, fazendo com que a população em geral se beneficie e sinta-se participante como cidadão.  As apresentações de músicas e shows, as barracas de comidas, enriquece as festividades, promove cultura e rendimento para os cidadãos que trabalham nesses dias. E a interação entre a população e os artistas regionais, os atores, as danças e os comerciantes locais, trazem mais que o significa festivo, mostra a união de toda uma cidade e a manutenção de uma tradição festiva que importa para a manutenção da história da cidade.

Mesmo após as adversidades dos dois anos de Pandemia, a cidade continua a progredir e mantém o alerta sobre os cuidados acerca do Covid. É uma cidade que tem muitos atrativos turísticos e uma beleza cênica maravilhosa. Mesmo olhando para o passado, mantendo suas tradições, é uma cidade com um futuro crescente e onde a prosperidade é possível, com aberturas para melhorar suas atrações turísticas e, oferecer meios para que sua população seja melhor assistida.

Sempre que possível consuma alimentos agroecológicos ou orgânicos, pois são alimentos de origem vegetal ou animal provenientes de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzindo alimentos livres de contaminantes, que protegem a biodiversidade e contribuem para a criação de trabalho e ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam os saberes e formas de produção tradicionais.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: www.saoroque.sp.gov.br

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.