Fortalecendo seu organismo com Banho de Ervas | O Democrata

Desde os tempos antigos, usar ervas para banhos e fortalecimentos do corpo, e para renovar as energias, é recomendado visando manter o equilíbrio do nosso corpo. Apesar de serem naturais, poucas pessoas o fazem com frequência. As ervas tem propriedades e benefícios, que ultrapassam a barreira do tempo e esse conhecimento, costuma ser transmitido entre gerações. Seus poderes relaxantes e curativos, são difundidos por costumes, tradições e, são importantes para promover o relaxamento físico e mental.

São diversos os benefícios de um banho de ervas, tanto para o espirito, como para o corpo, e conforme sua necessidade é possível desfrutar de um banho diferente, sempre que você puder, e aproveitar para se deliciar com suas propriedades renovadoras. Pode-se destacar alguns benefícios como:

  • Melhora da respiração
  • Melhora do sono
  • Melhora de dores
  • Relaxamento físico e mental

As receitas são fáceis de preparar e você não precisa ter uma banheira para desfrutar de um banho de ervas. Você pode preparar a infusão e usar um balde, ou outro recipiente e, tomar um banho com as ervas no box mesmo.

Você precisa de 2 a 3 litros de água quente, deixando as ervas em infusão até que a água fique na temperatura apropriada para seu banho. Atenção, não ferva as ervas.

Tome seu banho com seu sabonete e somente depois de enxaguado, use a água com a infusão de ervas. Se possível não se enxugue e fique com um roupão para que a infusão de ervas fique mais tempo em sua pele, e não esqueça que o banho de ervas deve ser sempre do pescoço para baixo.

Alguns exemplos de ervas para banho:

  • Para restaurar energias – 3 galhos de arruda, 2 litros de água e 3 rosas vermelhas (as pétalas)
  • Para atrair prosperidade – 2 galhos de louro, 2 galhos de manjericão e 2 litros de água
  • Para melhorar sintomas de depressão – 2 rosas vermelhas (as pétalas), ½ xícara de anis estrelado e 2 litros de água
  • Para relaxamento – 1 maço de capim-limão, 2 colheres de sopa de camomila e 2 litros de água
  • Para desestressar – 4 ramos de alecrim, 1 maço de lavanda, 2 litros de água
  • Para melhorar a respiração – 1 xícara de eucalipto, 1 xícara de hortelã e 3 litros de água

Dê preferência para as ervas secas e procure não misturar muitos ingredientes, pois, cada erva tem propriedades específicas.

Sempre que fizer seu banho de ervas, não se enxague depois de verter a infusão sobre seu corpo. Uma boa infusão de ervas é carregada de ancestralidade, já que há séculos, são estudadas para diversos fins e aplicações. As ervas para crescerem precisam absorver os quatro elementos fundamentais, como água que vem das chuvas, irrigação; fogo que é absorvido através do sol; ar através dos ventos e a terra onde suas raízes são nutridas. Por isso, podem reequilibrar nosso organismo que também é regido por esses elementos.

Sempre que possível consuma alimentos agroecológicos ou orgânicos, pois são alimentos de origem vegetal ou animal provenientes de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzindo alimentos livres de contaminantes, que protegem a biodiversidade e contribuem para a criação de trabalho e ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam os saberes e formas de produção tradicionais.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: Zatta, Maria “A farmácia da natureza”. Editora Paulinas, São Paulo, 1998.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados