Hortelã e seus usos

A hortelã comum, conhecida cientificamente como Mentha spicata, é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, flatulência, enjoo ou vômitos, por exemplo, mas a hortelã também tem efeitos calmantes e expectorantes. É uma erva popular, estando presente em balas, chicletes, drinks como o mojito, na preparação de muitas receitas e em diversos cosméticos. 

Porém você conhece os poderes dessa plantinha? 

A hortelã contém antioxidantes poderosos, vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e a riboflavina. Se ingerida ou apenas inalada, ela proporciona muitos benefícios. 

Uma das principais utilizações do chá de hortelã é para diminuir gases intestinais, tratar-se de um ótimo remédio caseiro para flatulência, pois esta planta medicinal possui propriedades anti-espasmódicas, diminuindo os movimentos  do intestino e evitando a formação dos gases e a dor.

A hortelã serve para:

  • Aliviar gases intestinais, pois esta planta tem efeito anti-espasmódico, capaz de diminuir cólicas intestinais e alterações digestivas, e anti-emético, aliviando náuseas e vômitos;
  • Facilitar a digestão e diminuir a azia, por ativar a produção de bile e melhorar a função do sistema digestivo;
  • Ajudar a aliviar a febre, quando associado com gengibre, pois estimula a circulação;
  • Diminuir sintomas de estresse, ansiedade e agitação por ter efeitos tranquilizantes;

Além disso, a hortelã serve para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados, pois contém ácido ascórbico e mentol em sua composição, tendo uma ação expectorante e descongestionante. Tomar o chá de hortelã frequentemente melhora o funcionamento de todo o organismo, ele pode ser utilizado como tempero em refeições de carne como cabrito ou porco e também aromatizando sopas ou até em sucos de fruta como limão ou abacaxi por exemplo.

A hortelã pode ser consumida na forma de folhas frescas. Vale colocá-la na salada, na sopa, como tempero do frango, carne vermelha ou peixe, na água aromatizada, batida com suco de frutas e nos chás. As vitaminas do complexo B também estão presentes no alimento. Elas agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, auxiliando o organismo a utilizar essas substâncias. Além disso, são importantes para o desenvolvimento e manutenção do sistema nervoso.

A hortelã tem poucas calorias em 100 gramas tem apenas 70 calorias. Não é uma erva difícil de achar e de plantar; você pode encontrá-la fresca em qualquer supermercado, em viveiros de plantas.

Curiosidade: Conta a mitologia grega que Zeus andava pela terra disfarçado de mortal, buscando pão e água. Depois de ser ignorado por várias pessoas, encontrou um casal de camponeses idosos que o acolheu: eles lhe deram de comer sobre uma mesa enfeitada com hortelã. Em agradecimento à comida, o deus transformou o casebre dos camponeses em um belo palácio. Essa lenda transformou a hortelã em símbolo de hospitabilidade, e bem estar.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: O livro completo das plantas. Reader´s Digest, 2009. RJ.

Toda quinta-feira os cidadãos de São Roque têm a oportunidade de interagir e adquirir produtos produzidos localmente com manejo agroecológico na Feira Agroecológica de São Roque, que ocorre na Av. 3 de Maio, 900 das 8h até as 12h. @feiraagroecosaoroque