Mais de 30.000 pessoas foram obrigadas a evacuar suas casas devido a um incêndio devastador que atingiu uma área costeira de alto padrão em Los Angeles, incluindo famosos de Hollywood, que fugiram tanto de carro quanto a pé, enquanto as chamas destruíam residências e incendiavam colinas.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência na terça-feira, à medida que as condições climáticas se deterioravam, com ventos fortes e seca alimentando o fogo no bairro de Pacific Palisades e em outras regiões de Los Angeles. Até o momento, cerca de 3.000 acres (1.200 hectares) foram consumidos pelo fogo.
O bairro de Pacific Palisades, famoso por abrigar estrelas do cinema e da música, viu seus moradores, incluindo o ator Steve Guttenberg, sendo impedidos de evacuar devido ao congestionamento nas estradas. A situação foi tão crítica que alguns moradores abandonaram seus carros para fugir das chamas.
O incêndio se espalhou rapidamente, afetando outras áreas, como Altadena e Pasadena, com mais de 210.000 casas e empresas em Los Angeles ficando sem energia elétrica. A cidade de Malibu, assim como partes de Santa Monica, também foi evacuada.
As autoridades alertaram sobre o risco crescente, enquanto mais de 25.000 pessoas em 10.000 casas foram ameaçadas pelas chamas. O Corpo de Bombeiros usou aviões para jogar água nas chamas e tratores para limpar as estradas, permitindo o avanço dos veículos de emergência.
O presidente dos EUA, Joe Biden, cancelou sua viagem à Coachella Valley devido aos fortes ventos, mas se comprometeu a fornecer assistência federal à Califórnia, incluindo um subsídio federal para ajudar no combate aos incêndios.
A situação continua a ser monitorada de perto, e as autoridades continuam a pedir que os moradores sigam as ordens de evacuação e se mantenham vigilantes.