Um incêndio de grandes proporções atingiu a cidade litorânea de Tarifa, no sul da Espanha, obrigando a evacuação de cerca de 2 mil moradores e turistas. Nesta terça-feira (12), aproximadamente 700 pessoas puderam retornar às suas casas e hotéis, enquanto outras ainda permanecem abrigadas em escolas de municípios vizinhos, como Barbate. Ventos fortes continuam dificultando o trabalho dos bombeiros.
As temperaturas extremas, que podem chegar a 44 °C em algumas regiões, aumentam o risco de novos focos, segundo o serviço meteorológico AEMET. Cientistas alertam que o aquecimento global tem deixado os verões no Mediterrâneo mais quentes e secos, elevando a frequência e a intensidade dos incêndios florestais.
O Ministério do Interior declarou “pré-emergência” e mobilizou quase mil militares para reforçar o combate às chamas. No norte, na Galícia, outro incêndio já devastou quase 3 mil hectares, forçando o governo regional a elevar o nível de alerta para 2, o que permite a utilização de mais recursos para proteger áreas residenciais.
Com informações da CNN Brasil.