Limão é bom para você?

O limão é um alimento extremamente versátil e até a casca do limão pode ser utilizada. Por mais que eles sejam parecidos entre si, existem diferentes tipos de limão, estudos destacam dezenas de tipos de limão em todo o mundo. No Brasil, os mais comuns são: galego, siciliano, cravo e taiti. E apesar de terem características distintas, possuem propriedades nutricionais semelhantes e proporcionam benefícios para a saúde. Confira abaixo alguns deles:

Limão Taiti: é o mais comum no Brasil. De origem tropical o limão taiti (Citrus latifolia) é uma lima ácida. Cultivado desde o século passado na Califórnia, EUA, admite-se que sua introdução ocorreu a partir de sementes de frutos importados do Tahiti, daí sua denominação. No Brasil, o taiti é uma das espécies cítricas de maior importância comercial, estima-se que sua área plantada atualmente ultrapasse 30 mil hectares.

Limão cravo: conhecido como o limão rosa, ele é bastante utilizado para temperar saladas e carnes. Esta variedade é resultado do cruzamento entre o limão e tangerina. Com casca alaranjada que se aproxima do vermelho, é comum que o confundam com uma pequena laranja. O sabor e o aroma do limão cravo são marcantes.

Limão galego: é um limão menor e muito suculento que também pode ser usado em diversas receitas. Limão-galego (em inglês: key lime) é uma fruta originária da Ásia que pertence à família Citrus aurantiifolia. Este limão de sabor muito ácido pode ser usado em molhos e bebidas substituindo o limão-taiti.

Limão Siciliano: o mais antigo do mundo com casca amarelada, o mais utilizado em receitas culinárias. Limão-siciliano é uma fruta que pertence à família Citrus limon. Este limão possui casca amarela e espessa, seu aroma é delicado e sua polpa é suculenta. O limão-siciliano possui teor de acidez em torno de 5%.

Por ser rico em vitamina C, traz muitos benefícios ao nosso corpo, o que torna o limão um grande aliado na prevenção de gripes. Os desintoxicantes aliados às vitaminas presentes no suco do limão melhoram a imunidade do organismo e diminuem muito a frequência de resfriados. O limão ainda ajuda a reduzir a ansiedade e a fome por impulso devido à pectina presente nele. Esta fruta também diminui a acidez do organismo. O limão ajuda a melhorar o metabolismo, contribui para a digestão, principalmente das gorduras, e a água com limão também auxilia na redução da vontade de comer doces.

A água gelada saborizada com o limão promove uma limpeza no intestino, como restos de comida e outras substâncias dispensáveis ao organismo. Um dos benefícios do limão que é pouco conhecido é a sua facilidade em expulsar toxinas do corpo, principalmente do fígado. A ação dos antioxidantes contidos no limão auxilia o órgão a permanecer saudável por mais tempo.

Alimentos de natureza cítrica, como é o caso do limão, trazem muitos benefícios para a saúde cerebral. Isso se deve ao fato deles possuírem níveis muito altos de flavonóides (metabólicos), que são vitais para o bom funcionamento dos neurônios. Outra propriedade presente no limão que favorece muito a saúde cerebral é o potássio. O mineral estimula a atividade das células nervosas, melhorando nosso raciocínio e processos cognitivos.

Então podemos dizer que o limão pode sim ser coadjuvante na boa manutenção do nosso organismo, e desse modo ser um bom ingrediente na nossa mesa no dia a dia. Porém, não devemos esquecer que os excessos podem trazer malefícios (por exemplo: problemas estomacais e gastrites), e a cautela e o modo de usar, será determinante para que você obtenha os benefícios dessa fruta tão rica e abundante em nosso país.

Curiosidades:

  • O limão é um agente MINERALIZADOR e ALCALINIZANTE, mas para tanto ele precisa de aliados, ou seja, alimentos crus, vivos, integrais, frescos e maduros, ricos em vitaminas, enzimas e sais minerais.
  • O poder antibactericida do limão é eficaz. Suas propriedades podem tratar das agressões no corpo pela penetração de bactérias devido a alta concentração de vitamina C, reforçando o sistema imunológico para uma defesa mais efetiva contra corpos estranhos.

A fruta ajuda a absorver o ferro dos alimentos vegetais devido à presença da vitamina C, que aumenta a absorção do mineral pelo intestino delgado.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

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