Malva – faz parte do seu dia a dia?

A malva tem inúmeras propriedades benéficas para sua saúde, serve para aliviar a irritação das mucosas da boca e da faringe, úlceras na boca e faringe, inflamação das vias respiratórias e tosse irritante e seca. Além disso, esta planta também é conhecida por ajudar a tratar a gastrite se tomada em forma de chá. Outra maneira de recorrer aos benefícios da malva é usar as folhas e as flores amassadas, criando um cataplasma que pode assim ser diretamente aplicado na pele. Como tem uma ação cicatrizante, o cataplasma de malva pode ser aplicado em feridas ou mesmo em picadas de inseto. Também conhecida como gerânio aromático, a malva cheirosa é também um excelente óleo essencial equilibrador hormonal, para menopausa, TPM, e estresse. Auxilia na redução de linhas de expressão e também no cuidado com seu corpo e sua mente.Ele é usado na aromaterapia por suas propriedades antioxidantes, bactericidas, anti-inflamatórias, antissépticas e adstringentes. Trata acne, dermatite e outras inflamatórias na pele. Faz bem para edema nas pernas, trata feridas nasais. Diminui a neuroinflamação. Certas doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer, esclerose múltipla, doença de Parkinson e esclerose lateral amiotrófica (ELA) estão associadas a graus variados de neuroinflamação.Quando na forma de óleo essencial,  pode ser diluído em outro óleo transportador (como o óleo de gergelim, óleo de coco, óleo de semente de uva, entre outros) e usado topicamente na pele. Você pode usá-lo como tratamento local para acne ou coceira na pele ou como óleo de massagem. Ao ser diluído em um óleo transportador, é importante seguir algumas diretrizes de diluição: para adultos, comece misturando 15 gotas de óleo essencial em seis colheres de chá de óleo transportador. É o equivalente a uma diluição de 2,5%. Para crianças, três a seis gotas de óleo essencial em seis colheres de chá de óleo transportador é uma quantidade segura. Os óleos essenciais  nunca devem ser ingeridos.

A malva é cultivada em larga escala, seja para servir como ornamento, seja para ser utilizado nas indústrias de cosméticos e alimentar. Os óleos essenciais apresentam benefícios que vão além do seu aroma agradável. São substâncias concentradas e extraídas de plantas aromáticas, ricas em compostos que melhoram o bem-estar.

No corpo, por apresentarem funções terapêuticas, farmacológicas e cosméticas, os óleos essenciais têm como principais benefícios:• melhora a sensação de bem-estar;• alívio nos sintomas de doenças;• amenização de dores;• fortalecimento das defesas do corpo;• opção natural na composição de cosméticos.

Como preparar o chá: Coloque uma colher de chá de folhas secas da planta em uma xícara e cobrir com 180 ml de água fervente, tampar com um pires e esperar 3 minutos ou até amornar. 

Contra indicações: A bebida não deve ser ingerida em caso de uso de medicamentos que contenham cafeína ou junto do café. Também não deve ser consumida durante a gravidez, amamentação, em caso de hipertensão, doença cardíaca ou alterações da tireoide ou próstata.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: Kinupp, V.F. “Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) no Brasil.

Toda quinta-feira os cidadãos de São Roque têm a oportunidade de interagir e adquirir produtos produzidos localmente com manejo agroecológico na Feira Agroecológica de São Roque, que ocorre na Av. 3 de Maio, 900 das 8h até as 12h. @feiraagroecosaoroque