Ora Pro Nobis, você já consome essa Panc? | O Democrata

É uma Panc (planta alimentícia não convencional) a ora-pro-nóbis (do latim, “rogai por nós”). Pode ser consumida ao natural, refogada, em sucos, recheio de tortas e bolos, ou como matéria-prima para a elaboração de farinha, posteriormente utilizada como base para o preparo de bolos, tortas e pães.

O consumo de ora-pro-nobis ajuda no bom funcionamento do processo digestivo. Isso acontece devido às fibras, cada 100 gramas da folha in natura contêm 4,88 g de fibra —já a versão em farinha chega a ter 39 g de fibra em uma porção de 100 g. A ingestão de fibras, atrelada a da água ao longo do dia, regulariza o organismo, logo, minimiza-se o risco de constipação, formação de pólipos, hemorróidas e até tumores. As fibras também promovem saciedade, o que é importante para evitar a ingestão exagerada de comida.

A ora-pro-nobis conta com vitamina C em sua composição – necessária para manter o sistema imunológico fortalecido, evitando a presença de doenças oportunistas. Folhas verdes escuras costumam ter alto teor de vitamina B9 (ácido fólico). O ácido fólico é necessário para gestantes, pois ajuda a evitar problemas de má-formação com o bebê.

Ora-pro-nóbis contém boa quantidade de ferro, mineral fundamental, pois participa do transporte, do armazenamento e da liberação de oxigênio para as células. O ferro também auxilia na formação das células do sangue e evita a anemia.

Por conter proteínas, minerais e vitaminas, ao  acrescentar essa planta, no preparo de refeições das crianças, você pode auxiliar na manutenção do equilíbrio de ingredientes essenciais ingeridos, favorecendo a manutenção da saúde.

Como têm um alto teor de proteína (28%) e um alto valor nutricional, com boas concentrações de fibras, ferro, cálcio, minerais, e uma quantidade expressiva de vitaminas A, B1, B2, B3, B9 (ácido fólico), bem como vitamina C, vários estudos têm sido realizado, demonstrando que essa planta também apresenta níveis significativos de fósforo, potássio, magnésio, zinco, cobre e enxofre, quando comparada com outras hortaliças.

Entre seus diversos benefícios podemos listar:

  • Auxilia no combate a anemia, por ser rica em ferro.
  • Ajuda na digestão, por conter fibras e aliviar os sintomas da prisão de ventre.
  • Fortalece o sistema imunológico, evitando uma série de doenças;
  • Como tem baixa caloria, aumenta a força muscular e pode ser um aliado para treinos e dietas em geral.
  • O magnésio que se relaciona ao transporte de íons de cálcio e potássio através das membranas celulares e é importante para a condução de impulsos nervosos, no controle de ritmo cardíaco e contração muscular, também é encontrado nas folhas de ora pro nobis.
  • As grávidas podem consumir ora pro nobis nesse período, pois ela é rica em ácido fólico, essencial para evitar problemas para o bebê.
  • O chá feito com suas folhas, tem função depurativa e auxiliam no tratamento de cistites e úlceras.

Como outras Panc’s, a ora pro nobis também conta com compostos bioativos e fenólicos, presentes em alimentos de origem vegetal, e em nosso organismo, age como antioxidante e anti inflamatório. A folha de ora pro nobis tem formato laminar, é lisa, seu gosto lembra o da couve. É de fácil cultivo e propagação e é bem resistente a mudanças climáticas.

Sempre que possível consuma alimentos agroecológicos ou orgânicos, pois são alimentos de origem vegetal ou animal provenientes de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzindo alimentos livres de contaminantes, que protegem a biodiversidade e contribuem para a criação de trabalho e ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam os saberes e formas de produção tradicionais.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: Kinupp, V.F. “Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) no Brasil.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados