Aprovada a criação da Fundação Cultural Mizael Garbim em Mairinque | Política

O plenário da Câmara de Mairinque esteve reunido na última semana em sessão extraordinária para deliberar o Projeto de Lei nº 20/2019-L, substitutivo ao Projeto de Lei nº 42/2019, que dispõe sobre a criação de uma fundação cultural no município, cuja finalidade é a execução da política cultural, artística e turística. A propositura foi aprovada em unanimidade pelos vereadores, com três emendas. 

Inicialmente, o Projeto de Lei 42/2019, autoria do Executivo, entrou em deliberação no início de setembro, mas teve sua votação adiada para que a Comissão Permanente de Cultura da Câmara pudesse analisar a propositura.

Antes das deliberações das proposituras da sessão extraordinária de 25 de setembro, o diretor de Cultura, Sandro Rolim, utilizou a tribuna para falar sobre a criação da Fundação. “Nós temos um projeto que realmente vai ficar na história, que é a Fundação Cultural de Mairinque. A Cultura sofre com a falta de verba, principalmente nesse momento econômico que o Brasil está passando. Nós vemos que hoje a fundação cultural é uma saída muito importante, tanto para captação de recursos, quanto à geração de renda no município”, disse o diretor na tribuna.

De acordo com Sandro Rolim, existem grandes perspectivas para Mairinque nas áreas de turismo e cultura, e a fundação terá como angariar fundos através de leis de incentivo, como o ProAC e a Lei Rouanet. “Nós temos problemas sérios com a estação ferroviária, que precisa de recursos urgentes, e a única saída é a fundação cultural.”

Conforme o texto do Projeto de Lei 20/2019-L, caberá a fundação manter e administrar os seguintes órgãos: Centro Municipal de Educação e Cultura – CEMEC; Estação Ferroviária de Mairinque; Museu Ferroviário de Mairinque; Biblioteca Pública Municipal Geraldo Mayela de Oliveira; EMACs – Espaços Municipais de Artes e Cultura; Parque Municipal Antonio Anselmo – Horto Florestal; Museu Francisco de Paula Mayrink e outros órgãos que vierem a ser criados.

Com a aprovação da Emenda 51/2019, a fundação passa a se chamar Fundação Cultural Mizael Garbim. Considerado um notável artista plástico da região, Mizael Garbim, contribuiu para a valorização da cultura em Mairinque por meio de sua escola de artes, e por seu legado deixado em suas obras. Mizael fez um importante trabalho de restauração de fotos em toda região, inclusive Sorocaba, chamando a atenção pelo alto grau de perfeição resultando na emoção de várias famílias. Os seus trabalhos foram expostos em vários eventos em São Roque.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.