Dia Mundial da Água: Saneaqua destaca qualidade e Mairinque

Nesta sexta-feira, dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para relembrar a importância do recurso para a manutenção e sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Em Mairinque, a Saneaqua, empresa responsável por serviços de água e esgoto, destaca a qualidade da água distribuída à população. Diariamente são produzidos aproximadamente 9,3 milhões de litros de água em Mairinque para atender a população e 100% da área de cobertura do contrato de concessão, operado pela empresa, recebe água tratada e de qualidade.

E para que a água bruta captada nos mananciais Fiscal e Carvalhal, e nos 17 poços subterrâneos que abastecem a cidade, chegue às residências e atenda a todos os parâmetros de qualidade definidos pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria 888/21, de 04 de maio de 2021, é necessário um rigoroso processo de tratamento e acompanhamento por parte da Concessionária.

A Saneaqua controla os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez e PH) e microbiológicos da água, além de manter um rígido controle de qualidade que consiste em monitoramentos por meio de análises laboratoriais, desde a captação nos mananciais, passando pelo processo de tratamento até as redes de distribuição.

Em média, são realizadas seis mil análises por mês da água produzida e distribuída na cidade; além de mais de 8 mil análises anuais da água bruta das represas e poços. Isso traduz nosso compromisso com o recurso fornecido à população e nosso respeito com a saúde de todos.

“Temos um compromisso com a qualidade da água e com a saúde dos mairinquenses. Os procedimentos analíticos adotados no laboratório da Saneaqua utilizam metodologias reconhecidas, com controle rigoroso da qualidade dos processos”, explica Artur Pereira Sanches, responsável pela área de operações da Saneaqua

Conheça as etapas do processo de tratamento da água em Mairinque:

O processo de tratamento da água tem por objetivo assegurar que esse recurso alcance elevados níveis de higiene, pois com a remoção de bactérias, protozoários, entre outros microrganismos, a água fica livre de quaisquer resquícios de matéria orgânica que poderiam gerar mau cheiro ou contaminações, porque após o tratamento, a água ganha um aspecto límpido, geralmente sem cor, sabor ou odor.

Antes de chegar as torneiras das residências, a água tratada que é consumida pela população da cidade de Mairinque passa por um longo percurso antes de chegar nas torneiras das residências.

A água bruta é captada nas represas Fiscal e Carvalhal e em dezessete poços com captação subterrânea. Após a captação, o volume necessário para abastecimento da cidade é encaminhado para a Estação de Tratamento de Água do bairro Cruzeiro – ETA Cruzeiro.

Na estação de tratamento, a água retirada dos mananciais é submetida a diversos procedimentos até ficar plenamente adequada para o consumo humano, o que chamamos de potabilidade, e só então ser distribuída para as residências.

O ciclo de tratamento contempla as seguintes etapas:

1º Coagulação: Após a captação da água bruta, a primeira etapa de tratamento é a coagulação, que tem como função suspender as partículas e impurezas presentes na água;

2º Floculação: Permite que as partículas e impurezas da água sejam agrupadas formando flocos;

3º Decantação: Essa etapa tem como objetivo levar as impurezas da água para o fundo dos tanques de tratamento; 

4º Filtração: Nesse processo a água passa por filtros com substâncias porosas como areia, capazes de reter os menores flocos, impurezas e protozoários; 

5º Fluoretação: Nessa fase é realizada a adição de fluoretos na água e o processo permite a redução da cárie dentária infantil em até 65%; 

6º Cloração: Essa é a etapa final do tratamento e consiste na adição de cloro na água, promovendo a desinfecção e assegurando a eliminação de micro-organismos patogênicos.

Ao final do processo de tratamento, a água é transportada até os reservatórios, localizados em diversos bairros da cidade, para ser distribuída aos imóveis. 

“O processo de tratamento da água é fundamental, principalmente para a saúde da população. Isso porque na água dos mananciais podem estar presentes vírus e bactérias capazes de disseminar doenças”, destaca Artur.

Programa Portas Abertas proporciona visitas monitoradas na Estação de Tratamento de Água de Mairinque:

A Saneaqua proporciona, por meio do programa Portas Abertas, visitas monitoradas na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Mairinque, para instituições de ensino, comunidades e os mais diversos representantes da sociedade que possuem interesse em conhecer as instalações da companhia no município.

Durante a visita realizada na ETA, os participantes percorrem o caminho das águas para aprender, de maneira didática, todas as etapas para a produção da água que é distribuída na cidade. O trajeto com duração de uma hora e meia é composto por painéis que apresentam os mananciais onde a água bruta é captada – como as Represas do Fiscal e Carvalhal. Depois os visitantes seguem para a visualização do processo de tratamento, etapa em que aprendem como funciona o trabalho da Saneaqua.

Além disso, é realizada uma visita ao laboratório físico-químico, onde ocorrem os testes de qualidade da água de hora em hora, processos necessários para garantir os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

O agendamento do Programa Portas Abertas pode ser feito pelo canal: comunicacao@saneaqua.com.br.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.