Distrito do Paruru recebe nova unidade de saúde e CRAS

O Distrito do Paruru recebeu duas obras no fim de dezembro: A Unidade Básica de Saúde (UBS) “Philomena da Anunciação” e o Centro de Referência à Assistência Social (CRAS) “Milton Lopes Barreto”. As benfeitorias foram entregues em cerimônia que também contou com a presença de vereadores, secretários municipais e do deputado federal Carlos Zarattini (PT), responsável pelo envio da emenda que viabilizou a obra.

Os novos prédios, que já estão em funcionamento, prometem facilitar a vida dos moradores da região, que não precisarão se deslocar até a zona central do município para receber atendimento.

“Este é um dia muito importante para todos nós, pois entregamos duas obras muito esperadas pelos moradores da região. O CRAS e a UBS atenderão tanto o Distrito do Paruru quanto os bairros que o cercam: Colégio, Ressaca, Piratuba, entre outros”, enumerou o prefeito João Mello, na ocasião.

Morador do Paruru há 15 anos, o fiscal de obras José Antônio ficou satisfeito. “É algo importante para mim, minha família e toda a comunidade. Nesse novo espaço, teremos muito mais conforto e estrutura quando precisarmos de atendimento. Estou muito feliz”, comentou.

Jessie Fogaça tem 39 anos e mora no Paruru há 14. “O bairro tem melhorado muito nos últimos anos. Temos tido muita ajuda do prefeito. Agora, teremos dentista e muitos médicos bons”, falou.

Homenagens – Os novos prédios receberam nomes de pessoas importantes do Distrito do Paruru. Nora da homenageada na UBS, Rosemeire Nunes Gonçalves, emocionou-se ao falar sobre a honraria. “Achei lindo e a Philomena merecia. Quem a conhecia sabe a mulher que ela foi. Uma pessoa maravilhosa”, afirmou.

Já a neta do homenageado no prédio do CRAS, Daniela Barreto de Lima, frisou: “Hoje tem festa no céu. Meu avô, Milton, foi uma pessoa que sempre se doou. Um CRAS em um bairro tão grande e com uma população tão carente é algo que o representa muito. Hoje, realizamos um sonho dele”, concluiu.

Obras – A UBS “Philomena da Anunciação” oferece atendimento completo em Atenção Básica. Com 288,22 m² de área construída, o espaço está distribuído em salas que inclui consultórios médicos, consultório odontológico e banheiros.

O cidadão vai poder receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos pela UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. 

Com um moderno sistema de atendimento, a UBS contará com equipes do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) com médico, enfermeiro, dentista, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. O atendimento será baseado no acolhimento e na humanização para a população do bairro e arredores.

O CRAS “Milton Lopes Barreto”, por sua vez, contempla sala para equipe técnica, sala para atendimento individualizado e coordenação, espaço kids, sala para realizações das atividades de convivência e reunião socioeducativa, cozinha e banheiros, sendo um com acessibilidade.