Inclusão: Alimento como agente social | Saúde e Bem-Estar

Outubro é o mês da gastronomia social. Mas o que seria isso? Todos nós sabemos que o alimento é muito importante, mas nunca paramos para pensar na gastronomia como um importante agente social.

Bom, a gastronomia é sim um dos maiores agentes sociais que temos no mundo, pois o alimento é uma das poucas coisas capaz de resgatar a dignidade de uma pessoa, dar amor sem nenhum toque, fazer sorrir sem conhecer, e muitas outras coisas!

O Brasil é um dos países que mais joga alimentos com boa qualidade no lixo e nesse mesmo Brasil temos uma quantidade inimaginável de pessoas passando fome. Será que é culpa da população, do governo ou a falta de orientação?

Não temos como saber de quem é a culpa, mas temos como transformar isso, que machuca um país inteiro, em ação de transformação social. O alimento é uma forma de dar amor e receber amor.

Pensando nisso alguns chefes de renome nacional e internacional estão fazendo algumas ações como oferecer cursos de gastronomia para comunidades carentes que preparem os jovens para o mercado de trabalho; ou fazem palestras sobre usar todas as partes dos alimentos evitando assim o desperdiço, e, claro, dando comida de boa qualidade para moradores de rua.

Sim, temos que fazer com que a nossa comida seja muito mais que um simples alimento, mas se transforme em ações de amor.

Mariana Santana Antiquera
E-mail: mariana_antiquera@hotmail.com
Graduada em Marketing

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.