Praticar atividades físicas pode ajudar na prevenção do câncer de mama | Saúde e Bem-Estar

O benefício da atividade física no controle de diversas doenças já é bem conhecido. No entanto, a prática de exercícios tem se mostrado benéfica na redução do número de casos de câncer de mama, conforme estudo publicado pela Associação Americana para Pesquisa do Câncer. O estudo, que contou com 73.615 mulheres na fase da pós-menopausa, revelou que aquelas que se exercitavam regularmente tiveram o risco de desenvolver a doença reduzido em 25%. Já as que fizeram atividades mais leves, como ao menos sete horas de caminhadas por semana, reduziram o risco em 14%.

Apesar do câncer de mama ter componente genético, fatores ambientes, como peso em excesso e alimentação pobre em nutrientes, também podem desencadear a doença. “Por meio de atividades físicas é possível diminuir a porcentagem de gordura corporal e abdominal, fator que contribui para a prevenção do câncer de mama, já que o tecido adiposo é a principal fonte de hormônios causadores do câncer, principalmente após a menopausa. Além disso, a pratica de exercícios regulares inibe o desequilíbrio hormonal, outro importante fator de prevenção”, afirma José Carlos Oliveira, personal trainer e especialista em musculação e treinamento funcional da 2 Spin.

Porém, para prevenir a doença, é preciso ter regularidade, como explica o profissional: “para prevenir o câncer de mama é necessário praticar atividades com frequência, no mínimo três vezes por semana. Boas opções são aulas de danças, yoga e caminhadas”. No entanto, José Carlos alerta: “ao iniciar qualquer tipo de modalidade é fundamental realizar uma avaliação médica. Também é importante a orientação de um educador físico, assim, será possível garantir que as atividades sejam executadas em um ritmo seguro e saudável”, finaliza.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.