O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (13) que, se a União Europeia não retirar sua tarifa de 50% sobre o uísque americano, os EUA aplicarão uma tarifa de 200% sobre vinhos, champanhes e outros produtos alcoólicos provenientes do bloco europeu. A medida, que visa retaliar as tarifas da UE, foi publicada nas redes sociais de Trump, que criticou duramente o bloco, descrevendo-o como “hostil e abusivo” em termos tarifários.
A Comissão Europeia, por sua vez, revelou no dia anterior que implementará novas tarifas sobre 28 bilhões de dólares em produtos dos EUA a partir de abril. As tarifas se estendem a produtos como aço, alumínio, têxteis e alimentos, e visam contrapor as tarifas americanas sobre importações de aço e alumínio.
Com 29% das exportações de vinho da UE destinadas aos EUA, a França e a Itália são as maiores exportadoras do produto para o mercado norte-americano. A tensão comercial gerada por essas tarifas tem abalado os mercados financeiros, impactando principalmente os setores de bebidas alcoólicas e cosméticos.
A Comissão Europeia anunciou que as tarifas serão totalmente implementadas até 13 de abril, intensificando ainda mais o cenário de uma guerra comercial entre as duas potências econômicas.
Este cenário gerou incertezas tanto para investidores quanto para consumidores, além de acirrar as relações comerciais internacionais, especialmente com aliados como o Canadá.