Vegetais e frutas da estação | O Democrata

Saber quais são os vegetais e frutas da estação pode auxiliar na economia familiar, e numa melhor qualidade do que você coloca na mesa. Quando você consome o que esta na época, eles estarão mais frescos e geralmente com o preço mais acessível. Quando falamos de sustentabilidade e sazonalidade, esse é um cuidado que podemos adotar para auxiliar no manejo sustentável na agricultura, pois, os alimentos têm época certa para estarem disponíveis.

Em março costuma ser época de maior volume de chuvas, já que está no final do verão e inicio do outono, e com isso as frutas que gostam de água começam a aparecer em maior quantidade como:

  • Abacate que é rico em ácidos graxos essenciais para a saúde
  • Abacaxi, fonte de vitamina C
  • Ameixa, que ajuda no trânsito intestinal e na regulação da pressão arterial
  • Banana maçã e banana nanica, ricas em potássio
  • Goiaba com alta concentração de vitamina C
  • Limão que pode ser usado em diversas composições como: sucos, receitas…
  • Maçã além de saborosa, rica em fibras alimentares
  • Uva poderosas com grande quantidade de antioxidantes
  • Pêssego com muitas fibras alimentares e muito saborosa

Os legumes dessa estação são bem variados, como a abóbora, versátil e pode compor várias receitas e ainda é rica em vitamina A, ferro, potássio e vitaminas do complexo B; a berinjela que além de ter boa quantidade de fibras alimentares faz bem ao coração; o inhame é uma ótima fonte de carboidratos de absorção lenta, a beterraba muito poderosa com diversos nutrientes como zinco, potássio, vitamina C, cálcio e ferro; o milho verde com boa quantidade de fibras alimentares, o pepino com as vitaminas do complexo B, flavonóides e vitamina C e o tomate que é uma fonte importante de licopeno, é um dos antioxidantes naturais mais importantes para a saúde vascular e auxilia na minimização dos riscos de desenvolver câncer.

As folhas dessa estação podem incrementar os pratos quentes e saladas.

  • Acelga, muito saborosa e uma boa fonte de antioxidantes
  • Alface, além de popular no nosso cardápio contém bastante fibras
  • Escarola é uma boa fonte de ferro, cálcio e fibras alimentares
  • Repolho é uma boa opção para quem precisa de mais fibras e vitamina C
  • Rúcula essa é rica em cálcio, ferro e fibras alimentares e fica saborosa em pratos quentes e frios
  • Salsa é um tempero saboroso para várias receitas e faz bem ao seu coração

Entender os valores nutricionais e benefícios de cada alimento é essencial para manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Aproveite e faça uma receita de Ratatouille com algumas destas opções de legumes:

  • 1 abóbora pequena                                                   
  • 1 berinjela
  • 3 tomates
  • 2 milhos verdes debulhado
  • Salsa a gosto
  • Azeite
  • Sal e orégano a gosto
  • Pimenta do reino

Preparo: corte em rodelas ou cubos, e coloque os ingredientes numa assadeira untada com o azeite. Tempere com mais azeite, sal, pimenta, salsa, orégano. Cubra a forma com um papel alumínio e asse por volta de 20 minutos. Depois disso, retire o papel alumínio e deixe mais uns cinco minutos, eles ficarão deliciosos.

Uma das maiores vantagens de viver em um país tropical é, sem dúvidas, poder aproveitar a variedade de alimentos naturais que crescem no nosso solo. Sabemos que o avanço da tecnologia proporciona a vantagem de consumir frutas e legumes durante todo ano. Porém, é importante entender também as vantagens de uma alimentação saudável e que respeite a sazonalidade de cada alimento. 

Sempre que possível consuma alimentos agroecológicos ou orgânicos, pois são alimentos de origem vegetal ou animal provenientes de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzindo alimentos livres de contaminantes, que protegem a biodiversidade e contribuem para a criação de trabalho e ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam os saberes e formas de produção tradicionais.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: www.embrapa.br/hortalicas disponível on-line.

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