Paróquia São Roque

Caro paroquiano,
No dia 27 de abril, domingo, Festa da Divina Misericórdia, tivemos a alegria de ver proclamados santos, pelo Papa Francisco, João Paulo II e João XXIII.
A Cerimônia de Canonização, que foi concelebrada pelo Papa Emérito Bento XVI, reuniu no Vaticano cerca de 500 mil pessoas de diversas partes do mundo. Após o Rito da Canonização, o Papa Francisco destacou a coragem dos dois santos e sua docilidade ao Espírito Santo.
Na homilia, o Santo Padre lembrou que as chagas gloriosas de Jesus ressuscitado constituem também a verificação da fé, o sinal do amor de Deus. Ele destacou que João Paulo II e João XXIII tiveram a coragem de contemplar as feridas de Jesus e tocar as suas mãos chagadas.
“Não tiveram vergonha da carne de Cristo, não se escandalizaram d’Ele, da sua cruz; não tiveram vergonha da carne do irmão (cf. Is 58, 7), porque em cada pessoa atribulada viam Jesus. Foram dois homens corajosos, cheios do Espírito Santo, e deram testemunho da bondade de Deus, da sua misericórdia, à Igreja e ao mundo”.
Francisco recordou que esses dois santos foram sacerdotes, bispos e papas do século XX (João XXIII de 1958 a 1963 e João Paulo II de 1978 a 2005). Embora tenham conhecido tragédias, não foram vencidos por elas, pois Deus era mais forte neles. Ele também destacou a esperança viva que revestia João Paulo II e João XXIII, uma esperança vinda da ressurreição de Cristo.
“A esperança e a alegria pascais, passadas pelo crisol do despojamento, do aniquilamento, da proximidade aos pecadores levada até ao extremo, até à náusea pela amargura daquele cálice. Estas são a esperança e a alegria que os dois santos Papas receberam como dom do Senhor ressuscitado, tendo-as, por sua vez, doado em abundância ao Povo de Deus, recebendo sua eterna gratidão”.
Enfatizando que são os santos que levam a Igreja adiante e a fazem crescer, Francisco lembrou que, na convocação do Concílio Vaticano II, João XXIII demonstrou delicada docilidade ao Espírito Santo. “Este foi o seu grande serviço à Igreja; foi o Papa da docilidade ao Espírito”.
Já João Paulo II, em seu serviço ao Povo de Deus, foi o Papa da família. “Ele mesmo disse uma vez que assim gostaria de ser lembrado: como o Papa da família. Apraz-me sublinhá-lo no momento em que estamos a viver um caminho sinodal sobre a família e com as famílias, um caminho que ele seguramente acompanha e sustenta do Céu”.
Francisco encerrou a homilia pedindo a intercessão dos dois santos para que a Igreja seja dócil ao Espírito Santo no serviço pastoral à família. “Que ambos nos ensinem a não nos escandalizarmos das chagas de Cristo, a penetrarmos no mistério da misericórdia divina que sempre espera, sempre perdoa, porque sempre ama”.
São João XXIII, rogai por nós! São João Paulo II, rogai por nós!

AVISOS PAROQUIAIS
Sagrado Coração de Jesus

Hoje, dia 02 de maio, na Igreja Matriz São Roque, teremos às 15h00 uma Hora Santa e, às 17h30, a reza do Santo Terço, Adoração e Bênção do Santíssimo. Às 19h00, será celebrada a Missa Mensal em honra ao Sagrado Coração de Jesus. Portanto, hoje, não haverá Missa às 18h00.

Peregrinação do Divino Espírito Santo
Lembramos que os Festeiros do Divino 2014, José Luís e Amanda, estão realizando a Peregrinação do Divino Espírito Santo às Comunidades da nossa Paróquia e Paróquias vizinhas, conduzindo com muita fé os símbolos do Divino: a Coroa, o Cetro e a Bandeira. Acompanhe o calendário de visitação para esta semana: Dia 02 – Centro Teresiano de Espiritualidade (19h30); Dia 03 – Vila Nova São Roque (19h30); Dia 04 – Guaçú II (16h00); Dia 05 – Restinga Verde (19h30); Dia 06 – Sorocamirim (19h30); Dia 07 – São Benedito (19h00); Dia 08 – Remédios (19h30).

Formação Continuada na Paróquia
Na segunda-feira, dia 05, às 19h30, no Salão do Colégio São José, o Pe. Daniel e o Conselho de Pastoral realizarão mais um encontro de Formação Continuada na Paróquia. Neste mês de maio, tradicionalmente dedicado à Maria, teremos como tema do nosso encontro “São José de Anchieta: Apóstolo do Brasil e Poeta da Virgem Maria”! Participe!!! Venha conhecer mais sobre a vida e missão de São José de Anchieta!

Novena Mensal na Comunidade
Comunidade São Benedito (Centro): dia 07, quarta-feira, às 19h00 – 2ª Missa da Novena Mensal

Aconteceu na nossa Paróquia…
Realizou-se no domingo, dia 27, nas dependências do Colégio São José, o Retiro Diocesano dos Coordenadores de Catequese, que contou com momentos de oração, celebração, palestras e confraternização. Os Catequistas tiveram também a grande alegria e honra de receber o nosso Administrador Apostólico Dom Ercílio Turco que, como sempre, transmitiu palavras de carinho, agradecimento e incentivo a todos os presentes. Que este Retiro anime ainda mais os nossos Catequistas no anúncio do Evangelho!

Thaíza Thiemi Kono – Setor 05 – Comunicação – 02.05.2014
Compartilhe