Paróquia São Roque

Thaíza Thiemi Kono – Setor 05 – Comunicação

MENSAGEM DO NOSSO PÁROCO PE. DANIEL BALZAN: FESTAS DE AGOSTO 2016
Caríssimos paroquianos, leitores e visitantes, sejam bem-vindos! A Paróquia São Roque os acolhe de coração aberto como a mãe acolhe os filhos. Jesus nos quer assim: uma Igreja mãe, mestra e discípula. Igreja hospitaleira, misericordiosa, indo ao encontro de todos, especialmente os que mais necessitam.
Vocês fazem parte da Paróquia, pois todos os anos marcam presença entre nós. Trata-se de uma presença espontânea, alegre e cheia de fé. Que este costume se perpetue e crie raízes para que cresçamos como Igreja e família. O nosso jeito de celebrar é este: muito entusiasmo, muita devoção, muita fé. Pois esta festa tem algo muito especial!
Esta festa evoca, convoca e provoca os participantes. Vista de dentro transmite fé, envolvimento e participação. Ela tem todo um dinamismo peculiar. Um desabrochar próprio e singular. Ela é como uma flor que se abre aos poucos e quanto mais se abre mais belo o esplendor!
Mas também a festa convoca pessoas. São milhares e milhares os peregrinos que comparecem para este evento. Ninguém vem obrigatoriamente. Todo o mundo comparece porque gosta e se sente envolvido por ela. Esta festa faz parte do calendário da cidade. Mais ainda, faz parte da alma da cidade. Sem ela a cidade fica incompleta. A festa irmana pessoas, faz comunidade, gera família. Família reunida em torno de Jesus, Maria e São Roque. Finalmente, esta festa provoca a todos. Ela emociona os que dela participam com fé. Ela toca os corações dos que têm fé. O olhar penetrante, fixo e concentrado na imagem nos leva a Jesus, a Maria e a Roque – o peregrino do amor. Ela é envolvente, cativa e encanta os que deixam se envolver por ela. As palavras desaparecem e a emoção toma conta da alma. Aí a pessoa chora, sorri, vibra e comunica algo profundamente humano e divino ao mesmo tempo. É a festa de São Roque!
Obviamente, vista de fora, especialmente aos que têm opção confessional diversa ou não católica, esta festa aparece como simples folclore e nada mais. Aos cínicos que não vêm com bons olhos a Igreja Católica e que desprezam a fé, estas festas aparecem como ilusão e alienação. Aos que têm uma fé genuína, porém, a festa gera sentido.
Celebrar é preciso. Porém, não de qualquer jeito ou sem a devida interiorização. O que faz da festa um evento belo e marcante não são tanto as ornamentações e os enfeites. Não é aquilo que o mundo chama de “glamour” e “charme”. Aliás, o luxo e o exagero estão em moda hoje. No entanto, são um perigo, capazes de roubar a genuinidade da alma que celebra. O que faz a festa realmente bela e envolvente é o jeito de ser genuíno das pessoas: sua fé, sua participação, seu compromisso com a comunidade. São as famílias que buscam estar presentes num ambiente bom e seguro. Pois, o próprio Jesus nos garante: “Pois, onde há dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu, no meio deles” – Mt 18, 20.
Fiquem conosco e aguardamos vocês no ano que vem. Que Deus, pela intercessão da Virgem Maria e São Roque, acompanhe vocês sempre!

AVISOS PAROQUIAIS:
Novena Diária em louvor aos nossos Padroeiros

A Novena Diária em louvor a São Roque e Nossa Senhora da Assunção seguirá até o dia 13 de agosto, sábado, com a celebração da Santa Missa às 19h00, na Igreja Matriz São Roque. Participe destes momentos de fé e evangelização!

Orientações para os dias 15 e 16 de agosto
Pastoral da Juventude: Os jovens que desejarem colaborar no dia 15 de agosto, devem comparecer no Colégio São José, às 15h00; e no dia 16 de agosto, às 07h00 para a Missa Campal e às 15h00 para a Procissão.
Ministros: No dia 15 de agosto, solicitamos aos Ministros das Comunidades que participem da Procissão de Nossa Senhora com as suas respectivas Comunidades; os Ministros do Centro acompanharão os padres. Já no dia 16 de agosto, todos os Ministros são convidados a fazer parte da Procissão de São Roque acompanhando os padres.
Ex-Festeiros do Divino: Pedimos aos Ex-Festeiros do Divino que, no dia 15 de agosto, reúnam-se na Igreja São Benedito, às 16h30, para conduzir e acompanhar o Andor do Divino durante a Procissão;
Ex-Festeiros de São Roque: No dia 16 de agosto, pedimos que os Ex-Festeiros se encontrem na Praça, próximo à Doce Gula, às 16h30, para participarem da Procissão de São Roque.

Programação das Festas de Agosto 2016
Dia 15 de agosto (2ª feira) – Dia de Nossa Senhora da Assunção: 06h00 – Alvorada Festiva na residência do casal Festeiro Ana Maria e Carlos; 07h30 – Santa Missa na Igreja Matriz; 09h00 – Saída do Bando Precatório; 10h00 – Solene Missa de Nossa Senhora da Assunção na Igreja Matriz; 17h00 – Solene Procissão com a participação de todas as Comunidades com seus andores.
Dia 16 de agosto (3ª feira) – Dia de São Roque: 06h00 – Alvorada Festiva na residência do casal Festeiro Maria de Lourdes e Vasco; 07h30 – Santa Missa na Igreja Matriz; 09h00 – Saída do Bando Precatório; 10h00 – Solene Missa Campal de São Roque; 14h00 – Santa Missa dos Romeiros na Igreja Matriz; 17h00 – Solene Procissão.
Dia 17 de agosto (4ª feira): 10h00 – Santa Missa dos Enfermos na Igreja Matriz; 12h00 – A imagem de São Roque retornará ao seu nicho.
Viva Nossa Senhora da Assunção!!! Viva São Roque!!!

Compartilhe