O Grupamento Municipal de Bombeiros de Mairinque completou 42 anos em 15 de maio e nesta sexta-feira (1º de julho) um evento será realizado, às 9h, na sede localizada na rua Antonio Alves de Souza, 360. A data foi escolhida porque no dia 2 de julho comemora-se o Dia Nacional do Bombeiro.
No entanto, a história dos bombeiros em Mairinque começa nos anos 70 com a criação por parte do prefeito Antonio Alexandre Gemente de uma brigada de incêndio para proteger o Horto Florestal. Alfredo Henrique da Costa foi o primeiro comandante que depois assumiu a direção do grupamento.
O arquivo centenário do Jornal O Democrata tem dezenas de publicações que registram o trabalho dos bombeiros de Mairinque, inclusive atendendo ocorrências em São Roque e outras cidades da região.
Vander Luiz
Inauguração do Grupamento de Bombeiros de Mairinque (1981) com o primeiro comandante Alfredo Henrique da CostaLançamento da pedra fundamental da sede do Grupamento de Bombeiros. O Democrata 28/04/1979Pioneiros na região, os bombeiros de Mairinque atenderam inúmeras ocorrências em São Roque. Em 1981, O Democrata registrou o trabalho em um incêndio na Santa CasaOs Bombeiros de Mairinque sempre contam com o apoio de empresas da região. A CBA, fez a doação de um barco que até hoje é utilizado. O Democrata 14/11/1981Ao lado da comunidade com o projeto de Bombeiros Mirins na escola Horácio Ribeiro (Bairro do Setúbal). O Democrata 28/08/1982O Democrata e a ação dos bombeiros de Mairinque em toda região. Enchente em Votorantim (1982), fogo em árvore em Alumínio com imagem de Santo Antonio (1982) e agradecimento de comerciante de São Roque (1981)