Um morador de Araçariguama levantou graves denúncias sobre o Cemitério Jardim da Paz, incluindo sepultamentos fora do perímetro oficial em área pertencente à CCR ViaOeste e ao DER-SP, superlotação, falta de água encanada e desorganização no ossário, que dificulta a identificação de corpos.

A situação veio à tona quando o denunciante tentou transferir o corpo de seu pai para o local e percebeu irregularidades. Ele registrou imagens de covas em terrenos externos cercados, além de ossos misturados no ossário devido à deterioração de sacos plásticos.
A CCR ViaOeste confirmou que a área onde corpos estão sendo sepultados pertence ao DER-SP e notificou a prefeitura. Já o Consórcio XV de Novembro, responsável pelo cemitério, reconheceu problemas como falta de água, mas garantiu estar trabalhando em soluções, como novos jazigos e regularização do abastecimento de água com a Sabesp.
A Cetesb enviará técnicos para investigar possíveis irregularidades sanitárias. Enquanto isso, moradores aguardam providências para garantir condições dignas e adequadas no cemitério.