O corpo do papa Francisco foi transferido na manhã desta quarta-feira (23) para a Basílica de São Pedro, onde permanece em exposição para a despedida dos fiéis. O funeral ocorrerá no sábado (26), às 10h (5h em Brasília), com a Missa das Exéquias no átrio da basílica, marcando o início do Novendiali, os nove dias de luto oficial.
Na terça-feira (22), um dia após seu falecimento, o corpo esteve na capela da Casa Santa Marta, em cerimônia privada com membros do clero e funcionários do Vaticano. A procissão até São Pedro foi conduzida pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, e passou por locais simbólicos do Vaticano antes da abertura do velório público com uma liturgia solene.
Em ruptura com tradições centenárias, Francisco será enterrado em um único caixão de madeira com revestimento de zinco, recusando o uso do tradicional conjunto de três caixões. Também será o primeiro papa em mais de 100 anos a não ser sepultado no Vaticano. Seu túmulo foi preparado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde ocorrerá o sepultamento após os ritos da Última Commendatio e da Valedictio.
O gesto final reflete a postura reformista do pontífice, que priorizou humildade e simplicidade ao longo dos 12 anos de pontificado.