Explosão no porto de Bandar Abbas deixa 40 mortos e mais de 1.200 feridos no Irã – O Democrata

Uma poderosa explosão atingiu o maior porto do Irã, Bandar Abbas, no sábado (26), resultando em pelo menos 40 mortos e mais de 1.200 feridos, segundo a mídia estatal. O incidente ocorreu na seção Shahid Rajaee, principal hub de contêineres do país, enquanto helicópteros e bombeiros ainda combatiam focos de incêndio até a noite de domingo.

Autoridades suspeitam que produtos químicos armazenados de forma inadequada tenham provocado o desastre. Apesar de especulações internacionais sobre possível ligação com combustíveis de mísseis, o Ministério da Defesa do Irã negou qualquer envolvimento militar e classificou os relatos como “operações psicológicas inimigas”.

O porto, que havia recebido carregamentos de perclorato de sódio — substância usada na propulsão de mísseis —, está parcialmente retomando suas atividades. Investigações oficiais foram abertas para apurar responsabilidades, enquanto o presidente Masoud Pezeshkian criticou falhas no armazenamento dos materiais.

O caso se soma a uma série de incidentes industriais no Irã nos últimos anos, em meio a tensões regionais e suspeitas de sabotagem.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.