INSS anuncia devolução de R$ 292 milhões a aposentados por descontos indevidos; saiba como pedir ressarcimento – O Democrata

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a devolução de R$ 292,6 milhões a aposentados e pensionistas entre 26 de maio e 6 de junho. O valor corresponde a mensalidades de abril, descontadas por sindicatos e associações mesmo após bloqueio, porque a folha já havia sido processada.

Além disso, o INSS notificará, a partir de 13 de maio, cerca de 9 milhões de beneficiários que sofreram descontos irregulares nos últimos cinco anos (desde março de 2020). As notificações serão feitas exclusivamente pelo app Meu INSS — não haverá contatos por telefone ou SMS.

Os segurados poderão consultar as informações detalhadas e reclamar pelos canais oficiais: aplicativo Meu INSS e telefone 135. Importante: não é preciso entregar documentos nem autorizar terceiros a falar em nome do beneficiário.

As associações responsáveis terão 15 dias úteis para comprovar o vínculo com o segurado; caso não consigam, deverão devolver o valor ao INSS, que repassará aos cidadãos por folha suplementar. Se não houver pagamento, os casos seguirão para a Advocacia-Geral da União (AGU) para cobrança judicial.

Com informações do g1.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.