Paula Zanco Tritto, de 28 anos, deu à luz gêmeos em uma cesárea na última quinta-feira (8) no Hospital Regional de Itanhaém, SP. Apesar das expectativas para um Dia das Mães especial, a mãe foi acordada durante a noite de sábado (10) e transferida para a ala pediátrica, onde foi forçada a dormir sentada em uma cadeira devido à falta de leito disponível.
O bebê Theo, internado na UTI para cuidados alimentares, foi separado de Paula, enquanto o outro filho, Lian, foi encaminhado para o novo quarto. Márcia de Souza Zanco, mãe de Paula, relatou o desconforto da situação, com a jovem, que se recupera de cesárea, passando a noite em dor e sem apoio adequado.
O hospital justificou a transferência como parte do “acolhimento das necessidades da paciente e do bebê”, mas a família registrou um boletim de ocorrência e acionou a ouvidoria do hospital devido ao desconforto físico e emocional causado. A situação gerou críticas à gestão do hospital e à falta de comunicação com os pacientes.
A gestão hospitalar afirmou que a transferência foi necessária para organizar os leitos, e todos seguem sob acompanhamento médico.
Com informações do g1.