Exportações de carne de frango do RS são suspensas após caso de gripe aviária – O Democrata

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) suspendeu por tempo indeterminado as exportações de carne de frango produzida no Rio Grande do Sul, após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial na cidade de Montenegro. A medida, que entrou em vigor nesta sexta-feira (16), segue protocolos sanitários internacionais firmados com mercados como China e União Europeia, que já haviam bloqueado as importações da região.

Foto: Reprodução/PxHere

A decisão integra o plano nacional de resposta à influenza aviária de alta patogenicidade e visa conter a propagação da doença, considerada de alto risco para a avicultura. Este é o primeiro registro da gripe aviária em aves comerciais no Brasil; até então, os casos haviam se limitado a aves silvestres desde 2023.

Sem previsão de retomada das exportações, o governo federal reforçou que o restabelecimento dependerá do controle do surto e de avaliações sanitárias futuras. A vigilância permanece ativa, conforme orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), e novas diretrizes serão repassadas ao setor produtivo.

Com informações do Congresso em Foco.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.