A montadora chinesa Great Wall Motor (GWM) pretende contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na inauguração de sua fábrica em Iracemápolis (SP), prevista para julho. O convite foi feito pelo fundador da empresa, Jack Wey, durante encontro com Lula na China. Segundo a companhia, a data do evento dependerá da agenda presidencial.
A planta, que operava sob a Mercedes-Benz até 2021, está sendo reativada após aporte de R$ 4 bilhões entre 2022 e 2026. A GWM já anunciou novo investimento de R$ 6 bilhões para o período entre 2027 e 2032, consolidando sua presença no mercado automotivo nacional.
Todos os modelos da marca serão produzidos no interior paulista, com distribuição por meio da rede de concessionárias. Em abril, a empresa lançou no Brasil o Tank 300, SUV híbrido plug-in com foco off-road. Para 2025, estão previstos um novo SUV, uma picape voltada ao agronegócio (com versões a diesel e híbridas) e o Wey 07, utilitário urbano de luxo que deve disputar espaço com marcas alemãs no segmento premium.
A GWM já comercializa no país o Haval H6, SUV médio com versões híbridas autorrecarregáveis e plug-in.