A Defesa Civil de Santa Catarina alertou para a queda acentuada nas temperaturas a partir desta quarta-feira (28), com risco de neve em cidades da Serra Catarinense, como São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra. O órgão monitora o avanço de uma massa de ar frio que deve provocar temperaturas negativas nas regiões mais altas e geada ampla, inclusive em áreas litorâneas.
Antes da chegada do frio, uma frente fria provoca instabilidade e risco de temporais a partir de terça-feira (27), principalmente no Grande Oeste. Após a chuva, o avanço do ar seco e polar derruba as temperaturas em todo o estado, com mínimas abaixo de 0°C e rajadas de vento entre 50 e 70 km/h.
A Defesa Civil orienta a população a adotar medidas preventivas, como atenção com a saúde, uso seguro de aquecedores e cuidados redobrados em rodovias de serra, que podem registrar congelamento. O fenômeno da neve é considerado raro e de difícil previsão, mas a combinação entre altitude, relevo e condições climáticas aumenta a probabilidade nas áreas serranas.
Com informações do g1.