O Vasco da Gama viveu mais um capítulo dramático em sua campanha na Copa Sul-Americana 2025. A equipe foi goleada por 4 a 0 pelo Independiente del Valle, nesta terça-feira (15), em Quito, e ficou muito próxima da eliminação nos playoffs da competição. A partida foi marcada por erros defensivos, péssimas atuações individuais e a expulsão precoce de Lucas Piton, aos 11 minutos, que comprometeu toda a estratégia de Fernando Diniz.
Mesmo com promessa da diretoria de priorizar o torneio, os resultados até aqui foram desastrosos: uma vitória, um empate e três derrotas, com 12 gols sofridos e apenas um ponto conquistado fora de casa. O revés diante do Del Valle se soma às derrotas para o Puerto Cabello (4 a 1) e ao empate com o Melgar (3 a 3), consolidando uma campanha decepcionante.
O jogo em Quito foi de total domínio dos equatorianos. O Vasco finalizou apenas no início do primeiro tempo com Rayan e passou o restante da partida se defendendo mal. Os gols do Del Valle foram marcados por Carabajal, Mercado e Spinelli, que ainda teve outro gol anulado. O goleiro Léo Jardim evitou um placar ainda mais elástico ao defender um pênalti nos minutos finais.
Agora, o time carioca precisa de um milagre em São Januário, no próximo dia 22, para avançar às oitavas de final — feito inédito na história do torneio após uma derrota por quatro gols de diferença na ida.