O Partido Liberal (PL) apresentou Renato Bolsonaro, irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro, como um dos principais nomes da legenda para as eleições de 2026 em São Paulo. A estratégia foi destacada por Valdemar Costa Neto durante o ato pró-anistia realizado em 7 de Setembro, na capital paulista.
A escolha reflete a busca do PL por novos puxadores de voto, já que figuras de grande expressão em 2022 não devem repetir a disputa: Carla Zambelli está presa na Itália, Eduardo Bolsonaro vive nos Estados Unidos e Ricardo Salles deixou a sigla rumo ao partido Novo.
Renato acumula tentativas frustradas em eleições municipais, incluindo a disputa pela Prefeitura de Registro em 2024, quando alcançou 30% dos votos válidos. Agora, o partido aposta em sua proximidade com o ex-presidente para consolidar espaço no Congresso.
Valdemar Costa Neto confirmou a pré-candidatura, ainda que de forma bem-humorada, ao dizer que Renato “vai ser candidato a federal, mas não é bonito igual o Bolsonaro”. Apesar de marcar presença no evento, o irmão do ex-presidente não discursou.