Na noite de 27 de agosto, a Subseção da OAB de Mairinque, presidida pela Dra. Digiane Tessila, promoveu um evento em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

O encontro contou com a presença de vereadores, secretários municipais, servidores públicos, integrantes da Guarda Municipal, o Delegado de Polícia Dr. Espedito e sua equipe, além de advogados e lideranças sociais. O objetivo foi refletir sobre avanços e desafios no enfrentamento à violência de gênero.
Palestras e destaques
- Dra. Carla Carlini Catuzzo (Juíza): destacou a importância da aplicação do Protocolo de Perspectiva de Gênero em todas as decisões judiciais, assegurando sensibilidade e justiça em casos que envolvem mulheres.
- Dra. Emanuelle Barros (Advogada): relembrou a trajetória de lutas e tragédias que resultaram em conquistas legislativas, como a criação da Lei Maria da Penha, fruto de condenação internacional do Brasil.
- Dra. Sabrina Noureddine (Advogada e presidente da CCMAC): abordou o tema do Desamparo Assistido e ressaltou como a Inteligência Emocional pode prevenir a violência doméstica. Segundo ela, o ensino do tema deve começar ainda na infância: “Educar nossas crianças para reconhecer e gerir emoções é a base de um futuro com menos violência e mais empatia.”
- Édina Rosa (Coordenadora do Comitê Mulher da CCMAC): destacou que projetos como o Protocolo Antibullying e o Programa de Parentalidade Consciente já aplicam práticas de inteligência emocional e sugeriu a inclusão do tema na grade curricular escolar.
Organização e encerramento
O evento foi organizado por:
- Comissão de Defesa da Mulher contra a Violência de Gênero – presidida pela Dra. Marilda Lippi;
- Comissão da Mulher Advogada – presidida pela Dra. Heloisa Paes de Barros;
- Comissão de Diversidade Sexual e Racial – presidida pela Dra. Ana Paula Mariano.
O cerimonial foi conduzido pela Dra. Mariane Lippi.
Ao final, firmou-se o compromisso coletivo de fortalecer as redes de proteção, ampliar o acolhimento e intensificar a conscientização regional sobre a violência contra a mulher.
Sobre a CCMAC
A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Consciente (CCMAC), sediada em São Roque, oferece serviços como:
- mediação familiar e escolar,
- visita assistida,
- protocolos corporativos de saúde e segurança no trabalho (SST),
- selos de certificação para empresas e instituições de ensino.
Mais informações podem ser acessadas pelo Instagram, site ou pelo WhatsApp (11) 91420-5888.