São Roque sediou, no dia 21 de outubro, o Seminário de Combate ao Fogo em Áreas Rurais, um evento que reuniu representantes de diversas instituições e forças de segurança em um esforço conjunto pela prevenção de incêndios e pela proteção do meio ambiente e das propriedades rurais.

O encontro aconteceu no Polo Tecnológico do SENAR São Roque e contou com a presença de integrantes do SENAR, FAESP, Sindicatos Rurais de São Roque e Ibiúna, Defesa Civil, Polícia Militar Ambiental, Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura e Corpo de Bombeiros.
Durante o seminário, os participantes discutiram estratégias e práticas de prevenção para reduzir os impactos dos incêndios em áreas rurais e fortalecer o sistema de resposta a emergências.
Palestrantes
- Capitã PM Luciana
- Tenente PM Faria
- Antônio Augusto Godinho – Chefe da Defesa Civil de São Roque
- Giovanna Idalgo – Chefe da Divisão de Meio Ambiente de São Roque
Além das palestras, o evento marcou o lançamento do Botão SOS Rural, uma ferramenta de segurança desenvolvida para produtores e moradores de áreas rurais. O recurso permite o acionamento imediato da Guarda Civil Municipal (GCM) em casos de ocorrências ou crimes no campo.
Após o cadastro e validação no aplicativo — disponível para iOS e Android — o usuário poderá acionar o sistema com apenas um toque de 2 segundos, acionando o Centro de Controle Operacional, que envia uma viatura diretamente ao local.
A iniciativa faz parte do Programa São Roque Mais Segura, que integra tecnologia, planejamento e cooperação entre as forças públicas e a comunidade, com o objetivo de reforçar a segurança e a qualidade de vida no meio rural.
“O fogo existe desde os primórdios da humanidade e lutar contra ele sem planejamento nunca será efetivo. Por isso parcerias como esta, com a FAESP/SENAR e as forças de segurança, são fundamentais. Buscamos fomentar a cooperação entre as forças de segurança e a comunidade rural, reduzindo os focos de incêndio e fortalecendo as ações de emergência. Além disso, o SOS Rural é uma importante arma no combate ao crime no campo, levando agilidade e atenção ao produtor rural”, destacou o assessor de Segurança de São Roque, Coronel PM Sardili, organizador do evento.

