Trump considera Bolsonaro “página virada”, diz ex-embaixador dos EUA – O Democrata

O ex-embaixador norte-americano Thomas Shannon afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro é uma “página virada” para Donald Trump. Em entrevista à BBC News Brasil, Shannon avaliou que o republicano percebeu não haver mais ganhos políticos em apoiar o ex-presidente brasileiro, condenado por tentativa de golpe de Estado.

Segundo o diplomata, Trump “sabe quando não pode avançar” e teria abandonado qualquer esforço de interferência em favor de Bolsonaro. A declaração ocorre às vésperas de um possível encontro entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Kuala Lampur, na Malásia — reunião que, embora não confirmada oficialmente, é tratada como certa nos bastidores.

Shannon, que foi embaixador no Brasil durante o governo Obama, também destacou que o tema Bolsonaro perdeu relevância nas relações bilaterais entre os dois países, já que o governo brasileiro e o Supremo Tribunal Federal deixaram claro que o processo contra o ex-presidente seguirá normalmente.

A fala do diplomata reforça um novo momento nas relações entre Brasil e Estados Unidos, agora centradas em negociações econômicas e diplomáticas, e não mais em questões políticas internas.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.