Complexo da Penha: moradores levam dezenas de corpos à praça após megaoperação com mais de 60 mortos no Rio – O Democrata

Ao longo da madrugada desta quarta-feira (29), moradores do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, levaram ao menos 54 corpos até a Praça São Lucas, após confrontos intensos entre policiais e traficantes na Serra da Misericórdia. As vítimas foram retiradas da mata da Vacaria, região onde ocorreram os embates mais violentos da megaoperação deflagrada na terça-feira (28).

Foto: Reprodução/CNN

Segundo dados oficiais, a ação resultou em 60 mortes confirmadas, a maioria de suspeitos de tráfico, além de quatro policiais. No entanto, ainda não há confirmação se os corpos levados pelos moradores estão incluídos nesse número, o que pode indicar um total ainda maior de vítimas.

Durante a manhã, rabecões e equipes do IML chegaram à praça para recolher os corpos, enquanto familiares e vizinhos tentavam reconhecer os mortos. O episódio causou forte comoção na comunidade e reacendeu o debate sobre a letalidade policial em operações no Rio de Janeiro.

Na cidade, parte dos serviços públicos segue impactada. Universidades, escolas e repartições suspenderam atividades, enquanto o transporte e o atendimento hospitalar foram parcialmente restabelecidos. O prefeito Eduardo Paes afirmou que “o Rio não pode ficar refém do medo nem do crime organizado”.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.