A tecnologia de reconhecimento facial do Smart Sampa começou a apresentar resultados em São Roque. A cidade registrou a primeira prisão de um foragido da Justiça graças ao sistema, na tarde desta quarta-feira (12), por volta das 15h20.

Identificação pelo CCO
O Centro de Controle Operacional identificou, pelas câmeras inteligentes, a imagem facial de um possível procurado nas imediações da Brasital. Após a análise inicial, equipes realizaram consultas nos sistemas policiais e constataram que o indivíduo tinha dois veículos registrados em seu nome.
Ação da GCM
As informações foram repassadas às viaturas da Guarda Civil Municipal, que iniciaram o monitoramento. Uma das equipes localizou um dos veículos. Na abordagem, houve a confirmação da identidade do suspeito, que era procurado pela Justiça por pendências relacionadas à pensão alimentícia. O homem foi conduzido à Delegacia de São Roque e permaneceu à disposição da Justiça.
Tecnologia como apoio à segurança
Com câmeras e totens inteligentes instalados em pontos estratégicos, o Smart Sampa permite identificar veículos e pessoas procuradas, reforçando ações de prevenção e repressão ao crime. Desde sua implantação na capital paulista, o sistema já contribuiu para a captura de mais de 2 mil foragidos e para mais de 3 mil prisões em flagrante.
Em São Roque, a tecnologia integra o Programa São Roque Mais Segura, que reúne investimentos em tecnologia, ampliação do efetivo da GCM e ações conjuntas entre as forças de segurança.

