No Dia Mundial do Saneamento para Todos, celebrado em 19 de novembro desde 2013 pela Assembleia Geral da ONU, o debate sobre acesso universal ao saneamento básico ganha força. A data reforça a importância de políticas públicas e ações contínuas para garantir condições dignas de saúde e qualidade de vida.
Segundo o Ranking do Saneamento 2025, do Instituto Trata Brasil, o país ainda enfrenta desafios:
- 16,9% da população não têm acesso à água potável;
- 44,8% vivem sem coleta de esgoto.
Esses índices impactam saúde, produtividade, turismo, valorização imobiliária e o bem-estar da população.
Avanços de Mairinque no saneamento
Em Mairinque, a Saneaqua — responsável pelos serviços de água e esgoto — registra avanços significativos.
Abastecimento de água
- 100% da área de concessão recebe água tratada.
- Mais de 10 milhões de litros são produzidos diariamente.
- São realizadas, em média, 6 mil análises mensais da água distribuída e mais de 70 mil análises anuais da água bruta das represas e poços.
Coleta e tratamento de esgoto
- O município alcança 77% de coleta de esgoto.
- O tratamento saltou de 0% para 52% nos últimos quatro anos, após a entrada em operação da ETE Vitória em outubro de 2021.
- Atualmente, são tratados cerca de 2,4 milhões de litros de esgoto por dia, contribuindo para a preservação do Ribeirão Varjão e do Rio Sorocaba.
A ETE Vitória utiliza tecnologia UBOX, que combina tratamento biológico de alta eficiência e purificação de biogás.
O gerente de operações da Saneaqua, Alexandre Leite, destaca que os resultados refletem a modernização contínua do saneamento no município e reforçam o compromisso com a proteção dos mananciais e a melhoria da qualidade de vida.
Dia Mundial do Banheiro
Também no dia 19 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Banheiro, criado em 2001 pela World Toilet Organization para reforçar a importância do acesso ao esgotamento sanitário e ampliar a conscientização de governos, instituições e sociedade.

