Mais de 141 mil trabalhadores ainda não realizaram o saque do abono salarial PIS/Pasep, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (22) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O montante disponível soma R$ 145,7 milhões, e o prazo final para retirada é 29 de dezembro.
No calendário de pagamentos de 2025, 26.537.809 trabalhadores tinham direito ao benefício, referente ao ano-base 2023, além de revisões de pagamentos dos últimos cinco anos. Até o momento, 99,47% dos beneficiários já receberam, o que representa mais de R$ 30,7 bilhões pagos.
Têm direito ao abono os trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, que receberam até dois salários mínimos de remuneração média mensal, exerceram atividade remunerada por mínimo de 30 dias no ano-base e tiveram os dados corretamente informados pelo empregador no eSocial.
A consulta pode ser feita pela Carteira de Trabalho Digital ou pelo Portal Gov.br. O pagamento ocorre pela Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil, conforme o vínculo do trabalhador. Quem não sacar até o prazo deverá aguardar uma convocação especial do MTE para ter acesso ao valor.
Com informações da Agência Brasil.

