Calor histórico marca o Natal: São Paulo e Rio registram as maiores temperaturas do ano – O Democrata

A cidade de São Paulo registrou, na quinta-feira (25/12), dia de Natal, a maior temperatura de 2025 até o momento. Os termômetros chegaram a 35,9ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até então, o recorde anual havia sido de 35,1ºC, registrado em 6 de outubro.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a temperatura média do dia, considerando todas as estações da capital, foi de 35,6ºC. Esse valor representa a maior média para o mês de dezembro desde 2004, quando o monitoramento passou a ser realizado.

O recorde foi atingido em dois momentos distintos no mesmo dia, na estação meteorológica do Mirante de Santana, na Zona Norte da capital. Às 15h, a temperatura chegou a 35,7ºC, subindo para 35,9ºC às 16h.

🌡️ Rio de Janeiro também registra recorde

No Rio de Janeiro, a temperatura máxima alcançou 40,1ºC, conforme o sistema Alerta Rio, na estação de Guaratiba, na Zona Oeste. Foi o dia mais quente desde 6 de outubro, quando o mesmo valor foi registrado.

🔥 Onda de calor no Brasil

Na terça-feira (23), o Inmet emitiu um aviso laranja de altas temperaturas, indicando perigo devido ao calor, para oito estados brasileiros. O alerta segue válido até as 18h desta sexta-feira (26) e abrange:

  • Todos os estados da Região Sudeste
  • Norte do Paraná
  • Leste de Santa Catarina
  • Sul de Goiás
  • Leste de Mato Grosso do Sul
Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2026 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.