EUA realizam ataque em área portuária da Venezuela, diz Gustavo Petro em rede social – O Democrata

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou que os Estados Unidos bombardearam uma instalação em Maracaibo, na Venezuela, que supostamente seria usada para a produção de cocaína. A declaração foi feita na rede social X, sem apresentação de provas ou detalhes sobre data e circunstâncias do ataque.

Até o momento, o presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou apenas um ataque contra um porto em território venezuelano, alegando que o local era utilizado para o carregamento de drogas. Segundo apuração da CNN, a ação teria sido conduzida pela CIA, com o uso de drones, contra uma instalação portuária ligada à organização criminosa Tren de Aragua. Não houve vítimas, pois o local estava vazio no momento do ataque.

A ação ocorre em meio ao aumento da tensão entre Estados Unidos e Venezuela. Desde agosto, Washington intensificou a pressão sobre o governo de Nicolás Maduro, ampliando recompensas por informações que levem à sua prisão e reforçando a presença militar no Caribe sob a justificativa de combate ao narcotráfico. As medidas incluem apreensões de embarcações, ataques a barcos suspeitos e sanções contra o setor petrolífero venezuelano, ações que vêm gerando questionamentos sobre sua legalidade e fortes reações do regime de Maduro.

Com informações da CNN.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2026 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.