O estado de São Paulo inicia hoje (12) uma campanha de vacinação contra o sarampo, integrada à imunização contra a febre amarela. A ação começa na capital paulista, priorizando locais de grande circulação, como estações de metrô, terminais de ônibus, shoppings e escolas.
A campanha será realizada em etapas: entre 12 e 16 de janeiro, a vacinação é aberta ao público geral; de 19 a 23 de janeiro, o foco será em profissionais do setor de turismo; e no dia 24 ocorre o Dia D de vacinação. Podem se vacinar pessoas de 12 meses a 59 anos contra o sarampo e de 9 meses a 59 anos contra a febre amarela, desde que não tenham comprovação de dose anterior.
Segundo o Ministério da Saúde, a estratégia é reforçada devido ao fluxo intenso de turistas internacionais na capital e ao aumento de casos de sarampo em outros países. O Brasil mantém o certificado de eliminação do sarampo, recuperado em 2024, embora registre casos importados. A campanha também será realizada no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná.

