Trump ameaça impor tarifas a países que rejeitarem plano de anexação da Groenlândia – O Democrata

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (16) que poderá impor tarifas a países que não aceitarem o plano americano de assumir o controle da Groenlândia, alegando razões de segurança nacional e interesse estratégico nos recursos minerais da ilha.

A declaração foi feita durante uma coletiva sobre políticas de saúde rural, mas gerou repercussão internacional imediata. Trump também não descartou o uso da força para conquistar o território, que pertence à Dinamarca.

Em resposta ao aumento da tensão, nações europeias enviaram pequenos contingentes militares à Groenlândia a pedido do governo dinamarquês. Paralelamente, uma delegação bipartidária do Congresso dos EUA viajou a Copenhague para reafirmar apoio à Dinamarca e à OTAN e discutir propostas legislativas que possam limitar a capacidade presidencial de anexação territorial.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2026 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.