A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, celebrou neste sábado, 31 de janeiro, o Dia do Engenheiro Ambiental, reconhecendo a importância desse profissional para o setor de saneamento e para a preservação ambiental.
No setor, o engenheiro ambiental atua de forma multidisciplinar, com funções nas áreas de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA), além do gerenciamento de processos de tratamento de água e esgoto e do desenvolvimento de projetos de engenharia. A principal função do profissional é assegurar melhorias na qualidade de vida da população em harmonia com os cuidados com a natureza.
Em Mairinque, o engenheiro ambiental Eduardo Curtis atua há cerca de 16 anos na área de operações da concessionária. Atualmente, ele ocupa o cargo de Especialista Operacional e trabalha na melhoria de processos e procedimentos que contribuem para o avanço dos indicadores de saneamento no município.
Segundo Eduardo, sua atuação no setor de saneamento permite contribuir diretamente com a promoção da saúde e da qualidade de vida, por meio do aprimoramento dos sistemas de distribuição de água, coleta de esgoto e do planejamento e gerenciamento das estações de tratamento de água e de efluentes, com foco na minimização de impactos ambientais e na conservação dos recursos naturais.
A Saneaqua também parabenizou todos os profissionais de engenharia ambiental que atuam diariamente para a construção de um saneamento mais sustentável, com mitigação dos impactos das atividades humanas na natureza.
O Dia do Engenheiro Ambiental foi instituído pelo Projeto de Lei nº 615, de 2007, em homenagem à primeira turma de formandos da área, em 1997, na Universidade Federal do Tocantins. A profissão é regulamentada pelo sistema Confea/Crea e representada nacionalmente pela Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (FNEAS).

