Mairinque é alvo de operação contra esquema do PCC para infiltrar fintechs em prefeituras, diz UOL – O Democrata

Uma operação da Polícia Civil de São Paulo prendeu seis pessoas suspeitas de integrar uma estrutura ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC) que atuava na infiltração de prefeituras para lavagem de dinheiro. A ação, chamada Contaminatio, teve desdobramentos em diversas cidades — incluindo Mairinque, na região de São Roque —, segundo informações do UOL.

De acordo com a reportagem, o grupo teria criado uma empresa de serviços financeiros totalmente digital com o objetivo de operar sistemas municipais, como emissão de boletos e gestão de receitas públicas. A estratégia permitiria inserir recursos ilícitos no fluxo financeiro oficial, dando aparência de legalidade ao dinheiro oriundo principalmente do tráfico de drogas.

As investigações apontaram a participação de pessoas ligadas a administrações municipais em regiões como Baixada Santista, ABC Paulista, Campinas e Ribeirão Preto. Entre os investigados, há uma servidora comissionada com ligação a integrante de alto escalão da organização criminosa.

O UOL confirmou a identidade de três presos: João Gabriel de Mello Yamawaki, apontado como dono da fintech, além de Joel Ferreira de Souza e Thiago Rocha de Paula, ex-vereador de Santo André. Os demais nomes não foram divulgados. As defesas não foram localizadas.

Segundo a polícia, o grupo também estruturou um “núcleo político” com o objetivo de ampliar sua atuação, incluindo tentativas de influência em processos eleitorais por meio de apoio ou financiamento de candidaturas.

A Justiça determinou o bloqueio de mais de R$ 513 milhões em bens e ativos dos investigados. Ao todo, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão em cidades como São Paulo, Guarulhos, Santo André, Mairinque, Campinas, Ribeirão Preto e Santos, além de municípios em Goiás, Distrito Federal e Paraná.

A operação é um desdobramento da ação Decurio, realizada em agosto de 2024, quando foram apreendidos dispositivos eletrônicos que revelaram um sistema complexo de movimentação financeira ilícita. A análise desse material levou à identificação da estrutura usada para lavar dinheiro de diversas atividades criminosas, conforme noticiado pelo UOL.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2026 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.