O edital do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste, que ligará São Paulo a Sorocaba, deverá ser publicado no primeiro semestre de 2027. A atualização do cronograma foi informada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do Estado de São Paulo.
Segundo a SPI, o ajuste ocorre após as consultas e audiências públicas realizadas em 2025 e a análise das contribuições recebidas dos interessados no início de 2026.
A secretaria destacou que cronogramas de projetos de infraestrutura de grande porte são previsões e podem ser alterados conforme o avanço dos estudos técnicos.
Operação do trem é prevista para 2031
De acordo com a previsão atual do governo estadual, a operação do Trem Intercidades São Paulo–Sorocaba está prevista para começar em 2031.
O investimento estimado para o projeto é de R$ 11,6 bilhões, por meio de uma parceria público-privada (PPP), com base nas diretrizes de traçado da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Como será o Trem Intercidades São Paulo–Sorocaba
O governo estadual informa que o trem terá velocidade máxima de 140 km/h e contará com dois tipos de serviço:
- Expresso: ligação direta entre São Paulo e Sorocaba, sem paradas intermediárias, com tempo estimado de viagem de 60 minutos.
- Parador: atendimento com embarque e desembarque nas estações Sorocaba, Brigadeiro Tobias, São Roque, Amador Bueno (Itapevi), Carapicuíba e Água Branca, com viagem prevista para durar cerca de cinco minutos a mais que o serviço expresso.
Tarifa prevista
Segundo o governo estadual, a tarifa para o trajeto completo entre São Paulo e Sorocaba será de R$ 45.
O valor, porém, será calculado de forma quilométrica, ou seja, o passageiro deverá pagar de acordo com a distância percorrida.
Com informações do g1.


