Dia de Combate à Poluição: Saneaqua reforça cuidados com o descarte de resíduos em Mairinque – Jornal O Democrata

No Dia de Combate à Poluição, celebrado em 14 de agosto, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, reforça a importância de hábitos sustentáveis e do descarte correto de resíduos para a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.

Foto: Divulgação/Saneaqua

A data busca conscientizar a sociedade sobre os impactos da poluição no ar, na água e no solo, além de incentivar ações de preservação ambiental.

Uso correto da rede de esgoto

Em Mairinque, a Saneaqua contribui para a redução da poluição dos corpos hídricos que cortam o município por meio dos serviços de coleta e tratamento de esgoto. A concessionária também destaca que a participação da população é fundamental para a proteção ambiental.

A rede de esgoto não foi projetada para receber resíduos sólidos. Seu uso deve ser destinado à água residual de pias, tanques e chuveiros, além da descarga dos banheiros.

Para reduzir o risco de obstruções nas redes coletoras, a Saneaqua realiza a lavagem das redes e dos poços de visita (PVs) com hidrojato. Segundo Erick Krambeck, coordenador das áreas de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança da concessionária, o trabalho preventivo é definido a partir do histórico de ocorrências e da identificação dos trechos com maior incidência de obstruções.

Reciclagem e descarte correto

A Saneaqua também reforça a importância da reciclagem e do descarte adequado dos resíduos. Entre as ações destacadas pela concessionária estão evitar o descarte irregular de lixo, reduzir o consumo de materiais não recicláveis, reutilizar produtos sempre que possível e separar corretamente os resíduos destinados à reciclagem.

De acordo com Erick Krambeck, a utilização adequada do sistema de esgotamento sanitário, associada à reciclagem e ao descarte correto dos resíduos, contribui para a despoluição dos corpos hídricos e para a construção de cidades mais sustentáveis.

Neste Dia de Combate à Poluição, a concessionária reforça que a adoção desses hábitos é uma forma de contribuir para a preservação ambiental e dos recursos naturais.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2026 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.