Um incêndio registrado na madrugada desta terça-feira (14) na Subestação de Bateias, em Campo Largo (PR), provocou uma interrupção temporária no fornecimento de energia em todas as regiões do Brasil. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o apagão durou cerca de duas horas e atingiu pelo menos 20 estados e o Distrito Federal.

O fogo começou por volta das 0h30 e levou ao desligamento completo da subestação de 500 kV, responsável por parte da interligação entre as regiões do país. O incidente ativou automaticamente o Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) — sistema de proteção que desliga equipamentos do Sistema Interligado Nacional (SIN) para evitar danos maiores.
A energia foi restabelecida de forma controlada: até 1h30, as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste já haviam sido recompostas, enquanto o Sul voltou à normalidade por volta das 2h30. A Copel informou que cerca de 76 mil unidades consumidoras foram afetadas no Paraná, principalmente no Norte do estado, mas que nenhum equipamento sofreu danos.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o ministério investigam as causas do incêndio. Um relatório técnico deve ser divulgado até sexta-feira (17).
💡 O SIN é responsável por conectar praticamente todo o país em uma única rede de transmissão, garantindo o equilíbrio no fornecimento de energia entre as regiões.