O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não comparecerá à sessão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) marcada para esta terça-feira (2), informou o advogado Celso Vilardi, que afirmou que Bolsonaro “não tá bem” e que a decisão foi tomada por orientação médica.
A Primeira Turma do STF está programada para iniciar hoje o julgamento da ação penal que envolve Bolsonaro e outros sete réus, acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de integrar o chamado “núcleo crucial” ligado à tentativa de golpe que resultou nos atos de 8 de janeiro de 2023. A denúncia foi apresentada pela PGR após investigações da Polícia Federal.
Na fase de instrução, com coleta de provas e depoimentos, os réus negaram envolvimento em qualquer plano golpista; agora o processo segue para julgamento, cuja decisão do colegiado pode definir desdobramentos jurídicos importantes para os responsáveis pelos atos antidemocráticos.
Por que importa
Trata-se de um dos julgamentos centrais entre os processos relacionados aos ataques de 8 de janeiro: a decisão da Primeira Turma pode influenciar responsabilizações e recursos futuros.