Bolsonaro é intimado em UTI por ação no STF e reage com críticas ao Judiciário – O Democrata

Internado há mais de dez dias no hospital DF Star, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi formalmente intimado nesta quarta-feira (23) pela abertura de uma ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF), que o acusa de liderar uma tentativa de golpe de Estado em 2022. A notificação foi entregue por uma oficial de justiça em seu leito de UTI, gerando forte repercussão nas redes após o próprio Bolsonaro publicar o vídeo do momento (veja no final do texto).

Foto: Reprodução/X

Visivelmente alterado, o ex-presidente criticou a presença da oficial no quarto e comparou ministros do STF a juízes do regime nazista — declarações que causaram indignação entre juristas e internautas. Bolsonaro também discutiu com um profissional de saúde, chegou a retirar equipamentos de monitoramento e seguiu discursando para a câmera.

Segundo o STF, a intimação foi autorizada após o ex-presidente demonstrar estar em condições de comunicação, ao participar de uma live com aliados políticos na véspera. Ele agora tem cinco dias para apresentar sua defesa.

A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta Bolsonaro como líder de um núcleo que tentou impedir a posse do presidente Lula em 2023. A defesa nega qualquer envolvimento com a trama. Enquanto isso, Bolsonaro permanece internado em recuperação de uma cirurgia abdominal, a sexta desde o atentado de 2018. A família solicitou que o hospital não divulgasse novos boletins médicos.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.