Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália a partir de 10 de abril – O Democrata

O governo brasileiro passou a exigir visto de entrada para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália a partir desta quinta-feira (10). A medida segue o princípio da reciprocidade diplomática, já que esses países continuam exigindo visto para brasileiros. A decisão havia sido anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores em 2023 e passou a valer com a publicação de um decreto do Executivo.

Foto: Reprodução/CCR Aeroportos

O novo visto deve ser solicitado online por meio do site oficial do eVisa, com custo de US$ 80,90 (cerca de R$ 479). A autorização é válida para entradas por via aérea, marítima ou terrestre, e permite estadias de até 90 dias. O preenchimento antecipado do formulário e o envio dos documentos exigidos são recomendados para evitar contratempos na viagem.

Em 2024, segundo dados da Embratur, o Brasil recebeu mais de 728 mil turistas dos Estados Unidos, 96 mil do Canadá e cerca de 53 mil da Austrália, evidenciando o impacto potencial da medida no setor turístico.

Paralelamente, tramita no Congresso um projeto de decreto legislativo que visa suspender a exigência de visto para esses países e também para o Japão. No entanto, esse texto — de autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ) e relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ) — ainda aguarda análise na Câmara dos Deputados. Vale lembrar que o Japão firmou, em 2023, um acordo de isenção recíproca de vistos com o Brasil, válido por três anos.

O Ministério do Turismo afirma que seguem as negociações com os EUA, Canadá e Austrália para possíveis acordos de isenção com base em reciprocidade.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.